20/07/2010 - Ex-vereador Irovan Couto homenageado em USF

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h56
Unidade no bairro Boa Saúde poderá levar o seu nome

Como forma de homenagear o ex-vereador Irovan Goudinho Couto, Gilberto Koch e Alex Rönnau (PT) sugeriram dar seu nome à Unidade de Saúde da Família (USF) da rua Floresta, no bairro Boa Saúde. Irovan destacou-se nas ações pela anexação do bairro, então pertencente a São Leopoldo, a Novo Hamburgo. O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno, por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 20. O filho do ex-parlamentar, Irovan Couto Filho, esteve presente ao plenário.

História
Irovan Goudinho Couto, de origem indígena, nasceu coincidentemente no dia 19 de abril do ano de 1954, em Sarandi. Filho de Aristides Goudinho Couto e Maria da Gloria Couto, casou-se com com Elza de Londres Couto. Teve três filhos, Adriano, Raquel e Irovan. Mecânico industrial formado pelo Senai de Porto Alegre, mudou-se para o bairro Boa Saúde em 1990.

No ano seguinte, foi eleito presidente da União das Associações de Bairro (UAB/SL) para um mandato de dois anos. Em 1994 e 1995, liderou a Comissão de Anexação do bairro Boa Saúde a Novo Hamburgo. Em 1996 decidiu concorrer a uma vaga no legislativo hamburguense e foi eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores com 1.382 votos.

Suas principais bandeiras foram a regularização dos imóveis e a ampliação da escola municipal de seu bairro, além da construção de uma escadaria para o melhor acesso dos moradores àquela localidade. Buscou ainda a instalação de um correio e de orelhões em diferentes pontos do Boa Saúde, capeamento asfáltico para diversas ruas, a ampliação do itinerário da linha Erno e serviços essenciais de saneamento e água. Ele também trabalhou pela criação de uma escola municipal e de uma escola estadual no Jardim Liberato.

Como militante social, atuou na Pastoral Operária, Romaria da Terra, Romaria do Trabalhador e na Diocese de Novo Hamburgo. Nas empresas onde exerceu sua profissão também foi atuante, pois sempre esteve ligado a sindicatos de trabalhadores. Irovan morreu em um acidente de trabalho em junho de 2003, aos 49 anos.

20/07/2010