19/10/2010 - 90 anos da ACI são homenageados pelo Legislativo

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h56
Iniciativa é do vereador Raul Cassel (PMDB)

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha – ACI-NH/CB/EV, considerada a maior do Estado, foi homenageada pelos seus 90 anos de fundação, em sessão solene realizada nesta terça-feira, dia 19. Raul Cassel, autor do requerimento que propôs a solenidade, lembrou que a entidade foi o berço de idealistas que lutaram pela emancipação de Novo Hamburgo, ocorrida em 1927, sete anos após a criação da ACI. O parlamentar salientou que esse grupo já pensava no setor produtivo e no desenvolvimento econômico do Município antes mesmo de sua consolidação política. O vereador destacou o mérito da entidade em manter 1,2 mil sócios, apesar dos momentos de crise e oscilações na economia do país. O parlamentar entregou para a presidente da ACI, Fatima Daudt (Gestão 2010/2011), uma placa comemorativa, marcando o reconhecimento do Legislativo. O ato contou ainda com a apresentação do Quinteto de Clarinetes da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.

Fatima trouxe em seu discurso números que reiteram o papel de destaque da entidade no desenvolvimento da região. Segundo dados da ACI, são realizados 30 mil atendimentos por mês, por meio do site e das orientações repassadas pelos colaboradores na sede. "Em andamento hoje, há 186 ações dentro da ACI, desenvolvidas por 190 empresários que trabalham de forma voluntária", acrescentou. Fatima lembrou ainda os trabalhos desenvolvidos por duas fundações que integram a entidade: a Semear, que coordena as relações de responsabilidade social entre o empresariado e a comunidade, e a Fundamental (Fundação Desenvolvimento Ambiental), responsável pela central de resíduos industriais.


Para o presidente do Legislativo, Jesus Maciel Martins (PTB), o sucesso da ACI é possível graças ao esforço de um grupo de visionários, que em 1920, deu os primeiros passos para a criação da entidade. Conforme ele, esse trabalho qualificado e empreendedor até hoje é a marca da ACI. "Ao longo de sua história, a ACI não teve partido político, a entidade soube conviver com todos eles com grandeza, buscando o melhor para a comunidade e para a região", disse. Concluiu parabenizando os associados, a diretoria e a presidente da ACI, Fatima Daudt.


O vereador Leonardo Hoff (PP) apontou que, ao ser homenageada pelo Legislativo, a entidade recebia o reconhecimento de toda a sociedade, tanto das pessoas mais humildes quanto daquelas que geram empregos, porque a Câmara Municipal representa a pluralidade do Município. Reiterou o papel importante das fundações Semear e Fundamental, reforçando que a ACI é fruto de trabalho voluntário. Para o parlamentar, entre as ações mais importantes da entidade, está a luta contra o aumento da carga tributária.

O vereador Gerson Peteffi (PSDB) elogiou a organização e estrutura da entidade, reafirmando o valor dos associados, em especial das mulheres, na construção e consolidação da ACI. Citou o sucesso da comemoração promovida pela ACI no dia anterior, na Sociedade Ginástica.

Para Gilberto Koch (PT), a entidade cumpre papel importante no Vale dos Sinos, ao ser responsável pela formação de novos empreendedores e por propiciar o desenvolvimento da região. O parlamentar falou em nome da bancada petista, da qual faz parte a vereadora Carmen Ries (PT), presente à solenidade, e os vereadores Matias Martins (PT) e Alex Rönnau (PT).

Representando o prefeito Tarcísio Zimmermann, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, apontou as dificuldades de ser empresário no Brasil. Mencionou o caso dos exportadores que enfrentam problemas ocasionados pelas variações cambiais. Congratulou o empresariado por sua coragem em seguir adiante apesar das adversidades, e falou sobre as parcerias entre a administração municipal e a ACI. "Os prefeitos buscam na entidade aconselhamentos sobre como trabalhar junto à indústria da nossa cidade".

Presença

Estiveram presentes Karin Schwartzhaupt, Diretora Administrativa e Financeira da ACI, Marco Kirsch, Diretor de Relações Institucionais, Paulo Borges, Presidente da Fundação Desenvolvimento Ambiental – Fundamental, Edgar Fedrizzi Filho, Presidente da Fundação Semear, Diogo Leuck, vice-presidente Regional de Estância Velha, David Paludo, vice-presidente de Qualidade e Competitividade, Lisiane Kunst, vice-presidente de Indústria. Também compareceram Carmem Kauer, coordenadora do Comitê de Mulheres Empreendedoras da ACI, Jessica Duarte, Márcia Treis e Beatriz Petry, conselheiras da Comissão de Mulheres Empreendedoras. Acompanhou a sessão solene o coordenador do Grupo Pensando Novo Hamburgo, Plácido Crescente.

Quinteto de Clarinetes

O grupo que se apresentou na noite desta terça-feira é composto por Darian Moreira Weber, João Alberto Otaran Motta, Samuel Rodrigues, Maximiliano Soares da Silva e Ricardo Vivian.