19/07/2011 - Escola Leopoldo Petry é homenageada pelos 81 anos

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h56
Ricardo Ritter é autor da iniciativa

O aniversário de 81 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Leopoldo Petry foi lembrado pelo vereador Ricardo Ritter – Ica (PDT) na sessão plenária desta terça-feira, dia 19. "Vejo essa instituição de ensino como umas das escolas públicas com a melhor estrutura do Município. Se não fosse a EEEF Leopoldo Petry, teríamos muitas crianças desgarradas. Com ela, conseguimos fazer com que os jovens sigam no caminho certo", disse o parlamentar, autor do requerimento 705/2011.

Além de 11 alunos que acompanharam a homenagem, estiveram presentes a diretora Cláudia Peixoto, as vice-diretoras Neusa Lima e Karin Ledur, a secretária Isabel Dias e a ex-diretora Sandra Scheffel. Mesmo em férias, o grupo de estudantes veio à sede da Câmara.

Ao ocupar a tribuna, Cláudia Peixoto agradeceu ao vereador Ica pela homenagem, lembrando que a instituição, com 312 alunos, é referência no bairro Rondônia e no Município. Em seu discurso, Ica lembrou que a escola na década de 30 funcionava no prédio do Armazém Hartz. De acordo com o relato de Ica, por cerca de 10 anos, de 1963 a 1972, funcionou na instituição, no turno da noite, o curso Mobral, que tinha por objetivo alfabetizar adultos. Na ocasião, a escola era conduzida pelas diretoras Rosa Cruz e Eny Lourdes. O parlamentar acrescentou que a instituição ganhou o nome de Leopoldo Petry, professor e líder do movimento emancipacionista, em 1968. Em 2005, um prédio novo foi inaugurado após anos de lutas. O vereador citou ainda a sua ligação pessoal com a EEEF, lembrando que seus pais faziam parte do Círculo de Pais e Mestres, criado em 1964.


Alunos que acompanharam a homenagem

Assistiram à deferência a escola Danieli Coelho, Jordana Borges, Manuela Pedroso Portal, Bruna Dobnner, Gabriela Franke, Amanda Abraão, Bianca Abrãao, Jonas de Teixeira, Natan Farias, Maiara Beatriz da Silva e Mariana Portal.

A vereadora Carmen Ries (PT) cedeu o espaço da sua fala para que o vereador Ricardo Ritter pudesse ter mais tempo para a homenagem. Ela disse que os alunos presentes estavam de parabéns. "Ficaram a tarde toda comportados, acompanhando a sessão", disse Carmen.