19/05/2011 - Cel. Senisse fala sobre preparativos para Copa

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h56
Policial integra o Comitê Novo Hamburgo na Rota da Copa

A convite de Ricardo Ritter – Ica (PDT), o coronel Kleber Senisse participou da sessão desta quinta-feira, 19, para falar sobre o trabalho do Comitê Novo Hamburgo na Rota da Copa. Nos próximos dias, ele irá a Londres, como integrante de uma comitiva brasileira, a fim de observar os preparativos daquela cidade para os Jogos Olímpicos de 2012. "É importante termos no Município um comitê que vem tratando do tema Copa do Mundo desde 2009, pois esse é um mega evento, ou seja, com um programa orçamentário muito interessante e envolvimento internacional. Os investimentos diretos e indiretos para a realização dos jogos no Brasil devem chegar a 187 milhões de dólares", disse. 

O coronel frisou que copas passadas, como no Japão e Coréia e na Alemanha, tiveram como propósito também mostrar as mudanças ocorridas nesses locais nos últimos anos. No país europeu, a maior parte dos investimentos reverteu-se em legado para a população. "Esse exemplo é muito importante, pois não adianta realizarmos o evento se, depois, descobrir que as cidades não ficaram com um legado." Segundo Senisse, a característica da Copa no Brasil deve ser o desenvolvimento do turismo, com conforto e segurança. Mas fator fundamental, disse, é a mobilização da comunidade. Os objetivos específicos do comitê hamburguense, apontou, são criar condições de conforto para o turismo na região e alcançar um padrão diferenciado de segurança no Vale do Sinos. 

Os dois pontos que mantiveram Novo Hamburgo entre as 12 cidades gaúchas que podem receber uma seleção para treinamento, segundo Senisse, são a capacidade hoteleira e a proximidade ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. "Há 31 seleções – pois já está definido que a brasileira ficará no Rio de Janeiro." O coronel destacou que isso representa uma possibilidade de aparecer na mídia internacional. "Mas se isso não acontecer, nosso trabalho não estará encerrado. Haverá ainda a Copa da Confederações. E ainda há o período de pré-treinamento, quando as seleções poderão ficar em cidades distintas das selecionadas pela Fifa." 

Questionamentos
Ica disse que o trabalho em Novo Hamburgo deve ser voltado para a qualificação da rede hoteleira e de outros serviços. Raul Cassel (PMDB) repassou duas perguntas de um cidadão: como dar garantias de segurança aos turistas quando há um número elevado de roubos de carro na cidade – e como resolver a demora de locomoção até Porto Alegre.

Senisse salientou que, com os investimentos, será possível dar respostas mais rápidas a esses problemas. Ele destacou que, nos últimos meses, os indicadores de criminalidade já foram reduzidos. "Se tivéssemos mais verbas, quem sabe isso teria sido ainda mais rápido." Sobre o transporte, o coronel afirmou que todo o Brasil tem problemas de malha viária. "Nossa estrutura está aquém de nossa circulação. Mas temos o trensurb chegando a NH, e a possibilidade de novas rodovias, além do trem aéreo até o aeroporto. Para isso, precisamos de bons projetos e investimentos."

Convite à seleção da Alemanha
Em uma reunião realizada no dia 9 de maio, o coronel Kleber Senisse foi nomeado o novo presidente do Comitê NH na Rota da Copa. Ica esteve presente, representando a Câmara. O vereador presidente da Frente Parlamentar Pró-Copa. No próximo dia 24, Ica e outros representantes de Novo Hamburgo devem visitar a embaixada da Alemanha, em Brasília, para reforçar o convite para essa seleção.