19/05/2011 - Aprovado projeto de descarte consciente de remédios
Para evitar que medicamentos vencidos ou sobras de tratamentos contaminem pessoas e o meio ambiente, Volnei Campagnoni (PCdoB) apresentou oProjeto de Lei nº 4/2011, que cria a campanha "Descarte Consciente de Medicamentos". A proposta foi aprovada em segundo turno, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, 19. O vereador explica que o objetivo da campanha é conscientizar a população e disponibilizar postos de coletas apropriados, para que todo tenha seu fim correto.
Segundo o texto da proposta, fica a critério do Poder Executivo a produção de cartazes informativos e material impresso informando a importância do descarte consciente dos medicamentos vencidos. E a Secretaria Municipal de Saúde deve ser responsável pela implantação dos postos de coleta nas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimentos, Hospital Municipal, Farmácias Comunitária e Popular, estendendo às demais entidades interessadas a possibilidade de adotar a campanha, além de prover o destino final dos medicamentos coletados.
Volnei salientou que foi a preocupação com a saúde dos hamburguenses que o levou a apresentar o projeto. E destacou também que alguns compostos inibem a atividade de bactérias, impedindo a biodegradação nos aterros sanitários.