19/03/2010 - Betinho conta a história do Rio dos Sinos

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h56
Fala do vereador marcou o Dia do Rio dos Sinos, 17 de março

O líder do governo, Gilberto Koch (PT), fez uma homenagem ao Rio dos Sinos na sessão de quinta-feira, 18. O objetivo foi marcar o Dia do Rio dos Sinos, celebrado na quarta-feira, 17. "Muitas pessoas não conhecem a história", disse, ao ler um texto do Instituto Martim Pescador.

O rio, contou o vereador, nasce na cidade de Caraá, a mais de 600 quilômetros de altitude, e percorre cerca de 190 quilômetros até desembocar no Delta do Jacuí, em Canoas, a apenas cinco metros de altitude. "O Rio dos Sinos banha 32 municípios, e é o principal do Vale dos Sinos. Entre seus afluentes estão Rolante e Paranhana."

Betinho lembrou que foi pelo Rio dos Sinos que os colonizadores alemães desbravaram parte do Estado. E também a mortandade de peixes de outubro de 2006. O petista afirmou que o Comitê e o Consórcio Pró-Sinos estão trabalhando para recuperar os arroios. "E antes de os alemães chegarem aqui, o rio chamava-se Itapuí", completou.

Ricardo Ritter – Ica (PDT) contou que almoçou, naquele dia, peixes do rio. Luiz Carlos Schenlrte (PSBD) salientou que a cidade precisa tratar o esgoto. "A água ficaria muito mais limpa. Aí sim não haveria nenhum problema em comer os peixes do rio."