18/05/2011 - Comissão de Educação continua a série de vistorias

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h56
Parlamentares encontraram situações distintas

Na tarde de segunda-feira, 16, Volnei Campagnoni (PCdoB) e Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), presidente e relator da Comissão de Educação, respectivamente, fizeram vistoria em duas escolas da rede municipal. Os parlamentares encontraram situações distintas de infraestrutura.

A primeira instituição visitada foi a Escola Municipal de Educação Infantil Negrinho do Pastoreio, que atende 72 alunos de 1 a 3 anos. Os vereadores foram recebidos pelo coordenador pedagógico Lutero Marcos de Oliveira e, em conversa com o funcionário, constataram que havia problemas estruturais no prédio, que vêm demandando gastos da verba que seria destinada à compra de material pedagógico.

O coordenador ainda disse que o quadro de professores foi recentemente completado com a chegada de concursados, mas até poucas semanas atrás os educadores estavam sem tempo na agenda para realizar o planejamento das atividades. "A verba destinadas às escolas acaba por ser insuficiente. uma vez que a Prefeitura não está realizando a manutenção básica em algumas instituições, o que faz com que acabe surgindo a necessidade de realizar eventos para complementar o caixa", disse Volnei. Outra dificuldade é que a EMEI não conta com Internet em seus computadores.

A segunda escola visitada foi a Prudente de Morais, que atende cerca de 690 alunos a partir de 4 anos até o final do ensino fundamental. Os vereadores foram atendidos pela diretora, Vera Spier. A situação estrutural era boa e o quadro de professores e funcionários encontrava-se completo. 

Um ponto no qual a comissão se deteve foi a alfabetização - que, nesta instituição, é realizada desde o primeiro ano do ensino fundamental. A diretora disse que "os professores são livres para avaliar individualmente os alunos e realizar atividades diferenciadas para os diferentes estágios de aprendizagem". A única insatisfação da diretora é o fato de a escola não poder usar seu ginásio em eventos para a comunidade, por determinação da Associação de Pais e Mestres. 

Carlinhos salientou que as visitas estão sendo positivas. "Mesmo nos casos onde ocorrem problemas estruturais, os professores, funcionários e equipes diretivas estão comprometidas e atentas às necessidades que vão surgindo." A comissão deve seguir a série de visitas, buscando traçar um panorama da educação no município.