18/03/2010 - Arquivo público só para Novo Hamburgo

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h56
Aprovada proposta de Betinho que muda nome do órgão

O arquivo público da cidade agora também levará o nome de Novo Hamburgo. O substitutivo do projeto de lei 67/2009, de Gilberto Koch (PT), altera o nome da entidade e foi aprovado em segundo turno, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, 18.

O órgão chama-se, hoje, Arquivo Público do Vale dos Sinos. Mas Betinho argumentou que o Município não tem como comportar documentos de toda a região. "Sendo responsável apenas por materiais daqui, poderia oferecer um serviço melhor à população. Além disso, os funcionários deverão ser formados em história e arquivologia", frisou o vereador.

Guardião da história
O arquivo público, subordinado à Secretaria Municipal da Cultura (Secult), foi criado pela lei municipal 388/2000. O objetivo é guardar documentos públicos e privados, que tenham interesse não apenas histórico, mas também para as pessoas que fizeram parte das instituições e empresas. Eles podem ser escritos, em forma de imagem, áudio, vídeo ou outros.

Além disso, segundo a proposta de Betinho, o Arquivo Público de Novo Hamburgo deverá promover ciclos de estudos, visitas orientadas, palestras, estágios, exposições, seminários e afins, para fomentar a pesquisa científica. E terá que manter intercâmbio com instituições afins, nacionais e internacionais.

Emenda
Foi aprovada também um emenda, da Comissão de Educação, que obriga o arquivo a guardar comprovantes de tempo de serviço e registro dos servidores e empregados públicos municipais da cidade.