Escola Dom Pedro II expõe maquetes de prédios no plenarinho
A professora de matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Pedro II, Isabel Federizzi e os alunos Sirlene Heylmann e Dirceu Bernardes ocuparam a Tribuna Popular durante a sessão desta terça-feira, 11, para explicar os trabalhos expostos no plenarinho da Câmara Municipal. <br />A exposição pode ser apreciada nesta semana, no andar térreo da Câmara Municipal, de segunda à quinta-feira, das 12h30min às 18h30min e às sextas-feiras, das 8h às 13h.<br />As maquetes retratam prédios públicos, igrejas e empresas de Novo Hamburgo e Estância Velha e foram feitas por alunos do curso da EJA - Educação de Jovens e Adultos, turma 21, noturno. <br />MATEMÁTICA<br />O trabalho foi desenvolvido na disciplina de matemática pela professora Isabel Federizzi, numa atividade interdisciplinar que envolveu várias áreas do conhecimento. O objetivo, plenamente alcançado, foi tornar o ensino cada vez mais próximo da realidade dos alunos e da sua comunidade.<br />"Com a confecção das maquetes os alunos buscaram o significado da disciplina, da teoria para a prática", explica a professora. Para a aluna Sirlene Heylmann, o valor dos trabalhos foi além do proposto. "O grau de dificuldade foi maior, porque somos todos adultos, trabalhamos, temos família, pouco tempo para estudar, e estamos orgulhosos de estar aqui e poder mostrar que quando se quer fazer algo, se consegue".<br />MULTIDISCIPLINAR<br />O trabalho partiu de cálculos matemáticos, mas, conforme Sirlene, foi unindo várias outras disciplinas, como história, inglês, entre outras. "Cada aluno teve a livre escolha para fazer os prédios. Seja pelo valor histórico, ou pelo valor sentimental", conta. Ela explicou ainda cada uma das maquetes expostas.<br />Segundo o aluno Dirceu Bernardes, a idéia com esse trabalho, é desmistificar a dificuldade da trigonometria, "mostrando que ela pode ser usada no dia-a-dia".<br />A Escola Dom Pedro II está localizada na rua Espanha, nº 712, Bairro Rincão, e a direção é da professora Maria Helena Z. Moroni.