17/06/2010 - Aprovado projeto por transações bancárias mais seguras

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h56
Proposta é de autoria do presidente da Casa, Jesus Maciel

Proteger os clientes das instituições financeiras de assaltos e roubos é o objetivo do presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), ao apresentar o Projeto de Lei 43/2010. A proposta, que obriga as agências bancárias a isolar visualmente as operações que estão sendo realizadas, foi aprovada em segundo turno, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, 17.

Jesus salientou que a ideia nasceu da constatação de que muitas pessoas, principalmente idosos, são assaltadas na saída das agências bancárias. "Infelizmente, temos que fazer esse tipo de lei."

Outras medidas
O PL ainda determina que a distância mínima entre o local onde ocorrem as operações e onde as pessoas aguardam atendimento seja de pelo menos 2 metros. Os bancos terão que instalar cadeiras ou similares para no mínimo 20 clientes. Por fim, orienta os estabelecimentos a afixar cartazes em locais visíveis com informações sobre segurança.

Emenda
A emenda de autoria de Raul Cassel (PMDB), estendendo a obrigação de isolamento aos caixas eletrônicos, também foi aprovada.

17/06/2010