17/05/2011 - Representantes da Emater falam sobre Lomba Grande

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h56
No dia 1º de junho, será realizado 1º Encontro de Biodiversidade em Lomba Grande

A convite de Matias Martins (PT), o coordenador da Emater, Carlos Rocha, participou da sessão desta terça-feira, 17, para falar sobre o trabalho da entidade, que tem um convênio com o Município. Ele entregou um relatório das atividades ao presidente Leonardo Hoff (PP), para ser analisado pelos vereadores. E apresentou um diagnóstico da área rural hamburguense (o bairro Lomba Grande): são 1,4 mil propriedades ruais cadastradas, e a população rural é de 4,5 mil – sendo que 700 famílias atuam na agricultura familiar. Cerca de 650 hectares do bairro são destinados ao cultivo do aipim, a maior cultura da cidade. Também são plantados cana, melancia e milho, entre outras espécies. Rocha destacou o crédito rural como uma das mais importantes ferramentas para os agricultores. "Temos em torno de R$ 3,3 milhões financiados pelas agências, como Banco do Brasil e Sicredi", disse. 

Piscicultura
A piscicultura foi citada como um aspecto importante da diversificação. "Há todo um processo técnico, ensinado ao produtor. As carpas são as melhores para nossa região, mas há outras espécies, algumas nativas, sendo criadas." A Feira do Peixe, realizada na Semana Santa, é uma das formas de levar os animais ao consumidor. "Este ano, 32 toneladas de pescado foram comercializadas, tanto na feira como na beira do açude."

Biodiversidade
A extensionista rural e nutricionista Leonice Kreutz falou sobre a agrobiodiversidade. Ela explicou que esse é o estudo das diversas formas de vida existentes na agricultura. "Começamos com o resgate de sementes do Rio Grande do Sul, e já conseguimos resgatar mais de 100 variedades de feijões crioulos", disse. Existem bancos de sementes nas propriedades, e outros produtores interessados podem ter acesso a essas espécies. Para incentivar o cultivo, foi realizado até um concurso de culinária com feijão crioulo. "Nesse trabalho, percebemos que os cultivos crioulos e as técnicas antigas são fatores importantíssimos na produção de alimentos. Sabemos que as espécies locais são mais nutritivas, pois não passam por transformações. E também podem representar um novo nicho de mercado."

Encontro
O secretário de Desenvolvimento Rural, Lealdo Tavares, convidou todos os cidadãos para o 1º Encontro de Biodiversidade em Lomba Grande, que será realizado no dia 1º de junho.