17/05/2011 - NH poderá contar com descarte consciente de remédios
Medicamentos vencidos ou sobras de tratamentos tornam-se um perigo em potencial quando descartados no esgoto ou no lixo doméstico, podendo contaminar pessoas e o meio ambiente.
Pessoas acostumadas a buscar sua sobrevivência nos conhecidos "lixões" acabam sendo vulneráveis a intoxicação medicamentosa. Além disso, alguns compostos inibem a atividade de bactérias, impedindo a biodegradação nos aterros sanitários.
Para que essas situações não ocorram em Novo Hamburgo, Volnei Campagnoni (PCdoB) apresentou oProjeto de Lei nº 4/2011, que cria a campanha "Descarte Consciente de Medicamentos". A proposta foi aprovada em primeiro turno, por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 17. O vereador explica que o objetivo da campanha é conscientizar a população e disponibilizar postos de coletas apropriados, onde todo medicamento descartado tem seu fim correto.
Segundo o texto da proposta, fica a critério do Poder Executivo a produção de cartazes informativos e material impresso informando a importância do descarte consciente dos medicamentos vencidos. E a Secretaria Municipal de Saúde deve ser responsável pela implantação dos postos de coleta nas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimentos, Hospital Municipal, Farmácias Comunitária e Popular, estendendo às demais entidades interessadas a possibilidade de adotar a campanha, além de prover o destino final dos medicamentos coletados.
Na tribuna, Volnei salientou que foi a preocupação com a saúde dos hamburguenses que o levou a apresentar o projeto. "Espero que comece como campanha, mas depois se torne obrigação moral dos administradores da cidade."
Homenagem
Nesta sessão Volnei também foi homenageado pelos vereadores por ter estado 12 anos à frente do Grêmio Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais.