17/05/2011 - EMEF Pres. Getúlio Vargas homenageada por seus 50 anos
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Dornelles Vargas foi homenageada na sessão desta terça-feira, 17, pelos seus 50 anos. O autor do requerimento é Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), ex-aluno da instituição. O vereador contou um pouco da história da EMEF: foi criada para suprir as necessidades educacionais do bairro Rincão, e no começo contava com apenas duas salas de aula, uma pequena cozinha, uma secretaria e um banheiro. "Na época, também foi feita uma lavanderia comunitária." Carlinhos destacou ainda as diretoras que já trabalharam no local, e as ampliações físicas e de séries realizadas ao longo dos anos. "Em 2005, a Getúlio Vargas aderiu ao Projeto Escola Aberta."
"Sinto-me muito honrado por poder homenagear a escola que me acolheu, que me fez crescer", disse Carlinhos. Ele lembrou que, na sua época de estudante, o respeito pelos professores era uma característica marcante. Além disso, a instituição sempre esteve engajada na busca de soluções a problemas da comunidade. "Espero que essas características se mantenham para as próximas gerações. O futuro passa pelas escolas." O vereador também contou que foi na Getúlio Vargas onde conheceu sua esposa, com quem está junto há 39 anos.
Importância das escolas públicas
Gerson Peteffi (PSDB) falou sobre a importância das escolas públicas, muitas vezes questionadas. "Também sou egresso de escola pública. A Getúlio Vargas é um exemplo, atuando há 50 anos. Quantas empresas chegam a essa idade? Todos os servidores têm um papel de destaque nessa história." Aos alunos presentes, pediu que aproveitem esses momentos de aprendizagem.
Volnei Campagnoni (PCdoB) homenageou todos os professores de Novo Hamburgo. Ele lamentou que uma matéria sobre a escola do Kephas, veiculada em rede nacional nesta semana, não tenha mostrado as coisas boas. "Foi destacado só o lado negativo, mas há um trabalho muito interessante sendo desenvolvido naquela instituição."
Desafios
A diretora Adriana Gonçalves Kruel falou sobre os desafios enfrentados. "Temos cerca de 350 alunos – somos uma escola pequena, mas fazemos um grande esforço", disse. São oferecidos programas como Escola Aberta, Mais Educação e todo o Ensino Fundamental completo. "O que nos dá força para seguir adiante é o trabalho realizado pelos nossos professores. Temos ainda um grupo de pais e funcionários muito bons."
A aluna Samanta Duarte contou que participa do programa Um Computador por Aluno (UCA), um projeto do governo federal para uso de novas tecnologias. Outro aluno, Mateus Marques, destacou na tribuna a qualidade da escola. "Ela vem evoluindo com o tempo. No futuro, também teremos uma quadra poliesportiva."
No final da solenidade, a diretora Adriana, a professora Tuguila Rheinheimer e os alunos Samanta e Mateus receberam das mãos de Carlinhos uma placa comemorativa.