17/05/2010 - Jesus e Serjão na Rua Porto Satiro

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h56
Via alaga em dias de chuva, impedindo passagem de moradores

Na tarde desta segunda-feira, 17, o presidente e o vice-presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB) e Sergio Hanich (PMDB), conviradam os secretários de Meio Ambiente, Ubiratan Hack, Obras e Serviços Públicos, Lino De Negri, e Desenvolvimento Agrário, Lealdo Antônio Tavares, para visitar a rua Porto Satiro, em Lombra Grande. Quando chove, parte da via alaga-se, impedindo a passagem de moradores.

Sofrimento das famílias
Celso Inácio Steffen, que vive na localidade, entrou em contato com os legisladores em busca de ajuda. Ele contou que, quando o tempo fica ruim, é obrigado a deixar a mulher e os filhos. "Preciso trabalhar. Se ficar em casa, não consigo mais sair", explicou. Steffen frisou que outras 14 famílias passam pela mesma situação. Muitas vezes, as crianças ficam dias sem conseguir chegar à escola.

Sem impedimento
O geólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Lauro Grawer, acompanhou os vereadores e os secretários. Ele disse que não encontrou impedimentos para que uma obra daquele tipo fosse feita no local. A proposta é colocar galerias, para que a água siga seu curso natural, mas não atrapalhe as pessoas.

Solução
Jesus e Serjão comprometeram-se a enviar, ainda nesta semana, um pedido de providências à prefeitura. "Vamos solicitar um estudo e projeto para levantar o leito da rua, com galerias", explicou o presidente. O pedido deverá passar pela secretaria de Obras, que irá, então, solicitar autorização para trabalhar no local à pasta de Meio Ambiente. "Não encontramos motivos para não autorizar", adiantou Hack.