17/02/2011 - Corretor de seguros fala sobre DPVAT

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h56
Brunno Bossle, da Bengold Corretora, foi convidado por Raul Cassel

A convite de Raul Cassel (PMDB), Brunno Bossle, representando da Bengold Corretora de Seguros, falou sobre o seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT na sessão desta quinta-feira, 17. "Poucas pessoas têm domínio sobre esse assunto", apontou o peemedebista. "É um direito e um dever dos cidadãos. Por isso, é importante que todos conheçam esse tributo." Os vereadores aproveitaram a oportunidade e fizeram diversas perguntas.

Quem tem direito
"O DPVAT tem uma grande relevância social", disse Bossle. Segundo ele, todos os proprietários de veículos pagam esse seguro, e o dinheiro arrecadado é usado para ressarcir vítimas de acidentes. Por isso, todos os pessoas envolvidas, mesmo aquelas que não são proprietárias de carro ou moto, têm o direito a receber a indenização. Mas apenas se sofreram lesões e tiveram gastos por causa disso. Aliás, Bossle frisa que há três casos que dão direito ao DPVAT: morte (quando familiares da vítima recebem o valor), invalidez permanente ou despesas médicas hospitalares.

Cuidados na hora do encaminhamento
A solicitação, destacou Bossle, pode ser encaminhada por meio de uma corretora de seguro. É preciso estar atento aos valores pagos em cada caso. "Infelizmente, já recebemos no escritório de várias pessoas que haviam sido lesadas no encaminhamento do DPVAT." Em muitos casos, os aproveitadores ligam para a casa das vítimas para oferecer ajuda no encaminhamento, e ficam com grande parte da indenização.

Prazos
A legislação vigente, disse o corretor, estabelece o prazo de três anos a aprtir da data do acidente para o encaminhamento do seguro. Contudo, há exceções. Por exemplo, há 20 anos o prazo era esse: duas décadas. Por isso, uma pessoa acidentada em 1991 pode encaminhar o DPVAT. O pagamento é integral – ou seja, em apenas uma parcela. O valor estabelecido é recebido, geralmente, 30 dias após o encaminhamento.