17/01/2011 - Couromoda: empresários pedem mais atenção ao setor
O presidente Leonardo Hoff (PP) e os vereadores, integrantes da Frente Calçadista, Antonio Lucas (PDT), Sergio Hanich (PMDB) e Volnei Campagnoni (PCdoB) participaram na manhã desta segunda, 17, da abertura da 38º Couromoda. A solenidade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Também estiveram presentes um grande número de empresários da cadeia do couro e calçado, lideranças setoriais e autoridades das áreas política e econômica. A participação nas mais importantes feiras do segmento passa a ser missão oficial da Câmara hamburguense.
Hoff destacou a posição dos empresários do setor que pediram mais atenção à questão da importação de calçados chineses, pois embora tenham sido aprovadas medidas antidumping – prática comercial em que uma ou mais empresas de um país vendem suas mercadorias por preços muito abaixo dos praticados no país importador – o Brasil ainda sofre com a vinda de produtos asiáticos. "Muitas fábricas da China têm feito registros fraudulentos no Vietnã, Cingapura e outras localidades. Essa triangulação, feita para driblar as autoridades brasileiras, resultou na perda de 17 mil postos de trabalho nos últimos meses – dos 120 mil reconquistados com o reaquecimento do setor", explicou.
O presidente do Legislativo ressaltou ainda a reivindicação, por parte dos representantes do setor, de reformas tributárias e trabalhistas e a promessa do ministro Fernando Pimentel de desenvolver ações para beneficiar a produção de calçados e artefatos. Para ele, a presença dos vereadores na Couromoda é muito importante, uma vez que são debatidos temas de interesse das empresas localizadas em Novo Hamburgo e na região. Além disso, lembrou que na Câmara de Vereadores são apreciados os projetos de lei que fornecem subvenções para que o setor mantenha-se forte apesar das crises.
O presidente Leonardo Hoff retorna a Novo Hamburgo ainda nesta segunda-feira.