16/07/2010 - Proerd forma mais de 500 estudantes
A data destinada para celebrar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), 15 de julho, foi escolhida para a formatura de mais uma turma de jovens estudantes, de 4ª e 5ª séries. A cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira no centro de eventos da Fenac. A Câmara Municipal esteve representada na solenidade. Carmen Ries (PT) e Ricardo Ritter (PDT) compuseram a mesa que realizou a entrega dos 540 certificados. Alex Rönnau (PT) também acompanhou o ato.
Durante o evento, Carmen, autora do projeto de lei que instituiu o Dia do Proerd, recebeu uma homenagem. Emocionada, a vereadora agradeceu a salva de palmas e destacou a importância do programa para a educação das crianças e jovens hamburguenses. Para a vereadora, a prevenção é o caminho que pode render melhores resultados na guerra contra as drogas.
O grupo de formandos, de 11 escolas estaduais e municipais, passou por 10 semanas de treinamentos sobre como evitar o consumo de substâncias entorpecentes.
O que é o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como base o D.A.R.E. Drug Abuse Resistance Education, criado na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. Hoje, está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. No Brasil, chegou em 1992 por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Embaixada Americana. Em Novo Hamburgo, existe desde 2000 e terá formado mais de 40 mil jovens até o final de 2010.
O Proerd é aplicado a crianças do Ensino Fundamental. É estruturado em 10 lições, com a duração de 45 a 60 minutos cada, ministradas por um policial militar fardado. Oferece, em linguagem acessível, atividades interativas, projetadas para estimular a resolução dos principais problemas da fase em que os estudantes se encontram.
16/07/2010