16/06/2011 - Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho é homenageado por seus 115 anos

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h55
Clube se destaca em campeonatos de bolão

A Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho foi homenageada nesta quinta-feira, 16, por seus 115 anos. O requerimento foi assinado por todos os 14 vereadores da Casa. A entidade, hoje voltada principalmente à prática do bolão, tem conquistado diversos títulos nesta modalidade. Na tribuna, o presidente da Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho, Heitor Müller, falou sobre a dificuldade de se manter um clube. Ele recebeu das mãos do presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP), uma placa comemorativa.

História e memórias
O segundo secretário Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) destacou que a ata de criação foi manuscrita em alemão – e que, nos primeiros anos, o clube era voltado à prática de ginástica. "Com o passar do tempo, foram ganhando força a recreação, o futsal e o bolão." Ele lamentou que, há algumas décadas, a então sede tenha sido destruída pelo fogo. "Com isso, parte da história foi destruída." Hoff contou que seus bisavós faziam parte do time de bolão. "Eu ia com eles à Sociedade Ginástica para ajudar a recolher os pinos." O presidente também recordou outro momento importante de sua vida que foi passado lá: seu casamento. "É um clube familiar. Por isso, fica aqui nosso agradecimento."

Raul Cassel (PMDB) destacou que, no século 19, começou o movimento de criação dos clubes de ginástica por pessoas em busca de mais saúde. E que, em Novo Hamburgo, a Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho faz parte da história da cidade, abrigando festas e outros eventos. O peemedebista parabenizou quem hoje luta para manter esse tipo de agremiação. Ricardo Ritter – Ica (PDT) contou que começou a namorar sua mulher no clube. "E estamos juntos há 27 anos." O pedetista frisou que, assim como a dele, muitas famílias começaram lá.

Gerson Peteffi (PSDB) comemorou o fato de Novo Hamburgo ter diversas entidades voltadas ao esporte. "E a Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho se destaca. É difícil chegar aos 115 anos, isso é um grande legado às gerações futuras." Jesus Maciel (PTB) frisou que a homenageada é referência no bairro. "O esporte e os eventos ajudam a unir as famílias."