16/06/2011 - Guarda Municipal será lembrada anualmente

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h55
Projeto de Leonardo Hoff e Antonio Lucas foi aprovado em segundo turno

O aniversário da Guarda Municipal fará parte do calendário oficial de eventos de Novo Hamburgo, sempre na semana do dia 23 de março. O Projeto de Lei n º 21/2011, de autoria de Leonardo Hoff (PP) e Antonio Lucas (PDT), que institui a semana de comemorações, foi aprovado em segundo turno na sessão desta quinta-feira, 16.

História
A Guarda Municipal de Novo Hamburgo foi criada no dia 8 de janeiro de 1990, tendo como finalidade proteger os bens, serviços e instalações do Poder Público Municipal, oferecendo segurança à comunidade. Em 1992, foi efetivada a contratação dos servidores. O primeiro diretor foi o coronel da Polícia Militar da reserva Antônio Francisco Mesquita Salgado. Quatro anos depois, foi assinado um convênio com o Governo do Estado para que a guarda municipal passasse a atuar na fiscalização do trânsito na área central da cidade. Em janeiro de 1997, a corporação iniciou essas atividades e se tornou referência no Rio Grande do Sul. Um ano depois, Novo Hamburgo foi a primeira cidade gaúcha a assumir a municipalização do trânsito.

Trabalho
Atualmente, são 201 guardas em atividade na cidade, sendo 159 homens e 42 mulheres, que orientam, controlam e fiscalizam o trânsito nas vias de sua competência. A corporação é responsável por atender toda a rede municipal de ensino, postos de saúde, secretarias, parques, praças, prédios públicos, dentre outros. Além disso, tem participação integrada com a Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.