16/03/2010 - Cinquentenário do Jornal NH é comemorado na Câmara Municipal

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h55
- Homenagem é uma iniciativa do vereador Raul Cassel

Nesta sexta-feira, 19, o Jornal NH comemora 50 anos. Criado em 1960, o NH, como é carinhosamente conhecido na comunidade, foi homenageado em sessão solene na Câmara Municipal. A iniciativa partiu do vereador Raul Cassel (PMDB), líder da oposição, que ao final da solenidade entregou uma placa de prata alusiva à data aos diretores do Grupo Sinos Fernando Alberto Gusmão, Sérgio Luiz Gusmão e João Frederico Gusmão.
O presidente Jesus Maciel presidiu a sessão, que contou com a presença da direção do Grupo Sinos, de vereadores e convidados. Os atores Everton Félix e Alessandro Bordin, representando dois jornaleiros, encenaram, no plenário, o trabalho dos primeiros garotos que anunciavam a venda do Jornal NH nas ruas da cidade. O ator Maicon Dutra apresentou-se com uma fantasia reproduzindo o cachorro Vavau, personagem de charge publicada pelo veículo. Vavau abraçou e cumprimentou os presentes pelo aniversário do Jornal. O Coral Amigos da Câmara também fez uma apresentação especial.

O vereador Jesus Maciel, presidente da Câmara, saudou os homenageados, afirmando que "todos são um pouco donos do Jornal NH, pois ele não pertence somente ao Grupo Sinos mas a todo o cidadão hamburguense. São 50 anos que ele faz parte das nossas vidas de forma muito singular. A sua presença entre nós, completou Jesus, é fundamental para a reflexão e a formação da opinião da comunidade, preservando a nossa memória, presente em todas as nossas atividades".

O diretor do Jornal NH, Marcus Vinicius Klein, apresentou um vídeo sobre o Jornal, recordando as principais campanhas do veículo junto à comunidade, como a de alfabetização de adultos e os avanços tecnológicos alcançados pelo Grupo. Conta com 41 mil assinantes e uma distribuição para 46 municípios. Em número de assinaturas é o 10º maior jornal do Brasil. Esse dado faz com que fique à frente de cidades como Goiania, Recife e Florianópolis. Em circulação no país, só perde para capitais como Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Por isso, é destaque nacional entre os veículos impressos.

O peemedebista Raul Cassel relatou as mudanças periódicas na circulação das edições e na utilização de equipamentos mais modernos. Citou campanhas vitoriosas como "A Paz nos Estádios", "Ação 21", entre outras. Apontou as colunas mais lidas, como o Sabe-Tudo, Política, Social, o caderno Bah, a Popinha, desafiando os diretores a criarem um caderno semanal para a terceira idade. Segundo Cassel, o Jornal sempre esteve aberto à divulgação dos interesses da comunidade, defendendo causas locais, nacionais e internacionais. Citou o pioneirismo dos iniciadores do Grupo Sinos, Mario Gusmão e Paulo Sérgio Gusmão, obtendo sucesso numa empresa familiar, o que se sabe que não é tarefa fácil, como observou o vereador. Na sua opinião, "é dever da Câmara, que representa mais de 200 mil habitantes, registrar a data do cinquentenário e ressaltar o trabalho que vem sendo realizado pela empresa". De posse de um exemplar antigo, Cassel leu algumas notícias da época da criação do Jornal. Ao finalizar, parabenizou a "grande família do Jornal NH".

O prefeito Tarcísio Zimmermann destacou que "uma comunidade que tem um bom meio de comunicação é uma comunidade que se apropria melhor das informações de que necessita. Uma população que sabe se reconhecer no seu cotidiano está mais preparada para enfrentar a globalização atual". "Se hoje Novo Hamburgo ocupa espaço no imaginário nacional, disse o prefeito, muito se deve ao Jornal NH".

O vereador Gilberto Koch (PT), líder do governo, destacou a luta do Jornal pelo crescimento da cidade e do Estado, através de campanhas coletivas de mobilização popular. Citou, como exemplo, a recente batalha contra a
instalação do pedágio na BR-116, plenamente vitoriosa. Apontou a contribuição do veículo no setor coureiro-calçadista, na economia do Vale do Sinos, sendo importante até mesmo, como explicou, nas críticas ao
Legislativo e ao trabalho dos vereadores. Parabenizou a direção e os funcionários do Grupo Sinos.

Gerson Peteffi (PSDB) citou a importância da contribuição do Grupo Sinos ao progresso local, ressaltando a participação do Jornal na rotina dos cidadãos, em que a sua presença é fundamental no café da manhã dos hamburguenses.

Carmen Ries (PT) afirmou que não é qualquer empresa que completa 50 anos de atividades. "Somente aquelas que lutam permanentemente é que conseguem". Definiu o Jornal numa frase: "fazem anos que tomamos o café juntos".

Ricardo Ritter – Ica (PDT) falou da responsabilidade exigida dos jornalistas pois, para o público, o que o Jornal veicula é o que vale. Como exemplo da penetração do veículo, relatou que seus pais, mesmo idosos, continuam lendo e acompanhando as notícias diárias. Falou da duplicação da BR-2, uma das campanhas desenvolvidas pelo Jornal NH na década de 60, e das campanhas atuais em benefício da população, todas lideradas pelo Grupo Sinos. Citou conquistas da comunidade lideradas pelo Grupo Sinos, como a Comusa, a extensão da linha do trem e as obras no BR-116 que deverão desafogar essa via.

Antonio Lucas (PDT) disse que "é impossível imaginar uma cidade sem um jornal que retrate suas conquistas e dificuldades. A população de Novo Hamburgo há 50 anos se encontra nas páginas do Jornal NH, que foi criado para ser um porta-voz da comunidade e para dar incentivo ao setor industrial".

O chefe adjunto da Casa Civil do Palácio Piratini, Leonardo Hoff, representando a governadora Yeda Crusius, saudou direção e funcionários e falou da contribuição do Jornal NH no cenário econômico da região. Disse que quando se trabalha uma marca com credibilidade e transparência na comunidade, o resultado é o sucesso do empreendimento após 50 anos de atividades. Falou do capital intelectual da empresa, pois somente máquinas e papéis não seriam suficientes.

Em nome do Grupo Sinos, Carlos Eduardo Gusmão agradeceu a iniciativa do Legislativo.
Disse que poderia apresentar números fantásticos de crescimento do Grupo Sinos, mas preferiu apontar as pessoas que contribuem para a construção desses números. Agradeceu aos leitores, aos anunciantes e aos assinantes, afirmando que todos engrandecem o empreendimento. O foco permanente é manter-se fiel ao princípio que animou os pioneiros, que fundaram o Jornal na expectativa de que ele acompanhasse e fizesse parte do crescimento da cidade e da região. O segredo, finalizou, é o amor que impulsiona todas as atividades desenvolvidas pela família Gusmão.

PRESENÇAS
Representando o Grupo Sinos, estiveram presentes os diretores executivos João Frederico Gusmão, Sergio Luiz Gusmão, Fernando Alberto Gusmão; diretor de projetos especiais, Luiz Fernando Gusmão; diretor de relações com a comunidade, Miguel Schimitz; diretor do Jornal NH, Marcus Vinicius Klein; Bernina Gusmão, viúva de Paulo Sérgio Gusmão. Também compareceram vereadores,representantes de entidades, o ex-prefeito Níveo Friedrich; o ex-prefeito Miguel Schimitz; o jornalista e Cidadão de Novo Hamburgo, Alceu Feijó, além de representantes dos deputados federais Renato Molling e Cláudio Diaz; dos deputados estaduais João Fischer e Arnaldo Kney, funcionários do Grupo Sinos e convidados.