16/02/2011 - Trem e saúde em destaque nos pronunciamentos
Obras do trem
Na sessão de terça-feira, 15, os vereadores falaram sobre a vinda do trem a Novo Hamburgo e outros temas ligados à mobilidade e à infraestrutura da cidade. Gilberto Koch (PT) citou sobre sua recente viagem a Brasília. Ao lado de Ricardo Ritter – Ica (PDT), ele levou a Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), algumas sugestões. Entre elas, a efetivação da Estação Industrial, três quilômetros de alargamento no arroio Luiz Rau e acesso das saídas de passageiros à rodoviária e aos pavilhões da Fenac.
O vereador solicitou ainda que a construção da Estação Novo Hamburgo leve em conta a nova realidade do município. "A audiência foi de extrema importância", concluiu. Ricardo Ritter – Ica (PDT), que também participou da reunião na Capital Federal, disse que ficou muito satisfeito com receptividade do ministro.
Jesus Maciel (PTB) destacou que há empresários preocupados com possível desapropriação da área perto do shopping, onde há lojas, posto de gasolina, banco e restaurantes. O presidente Leonardo Hoff (PP) confirmou que existe essa dúvida. Por isso, destacou a importância da audiência pública sobre o trem, que será relizada no dia 23 de março, às 19 horas, na Câmara.
Ruas de Lomba Grande e de outros bairros
Matias Martins (PT) disse estar acompanhando de perto o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Ele apontou que o trabalho de manutenção das vias de Lomba Grande está sendo feito, mas que as chuvas constantes prejudicam o local. "As estradas rurais viram piscina. Dia desses, uma estada foi patrolada e ensaibrada. Mas logo choveu e ligaram cobrando esse trabalho." O petista citou o seu projeto Da Porteira Para Dentro como uma das iniciativas para melhorar o trânsito no bairro.
Para Raul Cassel (PMDB), a ampliação da avenida Nações Unidas, que deve ir até o bairro Rincão, é de extrema importância para Novo Hamburgo. "Poderá ser outra entrada da cidade", disse. Ele lembrou ainda que há um grande buraco na rua Alberto Oliveira. Gerson Peteffi (PSDB) frisou ainda que a rua Holanda, na esquina com a Polônia, está sofrendo com alagamentos. "Empresas estão se mudando, há padaria com água no balcão. Não é mais uma rua, é um rio."
Preocupações com a saúde
Jesus também apontou que faltam médicos de diversas especialidades na rede pública, como proctologista, endocrinologista e anestesista. "Não falo como crítica, mas para expressar tristeza." Peteffi também abordou o tema. Segundo ele, a lista inclui pneumologista e reumatologista. Betinho, que é líder do governo, lembrou que o Executivo abriu outro concurso público para a área da saúde.
Hoff disse estar preocupado com a situação da Fundação de Saúde Pública. Segundo ele, auditores independentes que analisaram as contas de 2009 e 2010 disseram não ser possível afirmar se o balanço está correto. Ele afirmou que, enquanto o setor público oferecer salários abaixo do mercado para os médicos, faltarão profissionais. O presidente também lembrou que nesta quarta, às 19h30min, ocorre a assembleia geral sobre o encerramento da Associação Hospitalar. "Na minha opinião técnica, como contador, a associação não pode ser encerrada."
Sergio Hanich (PMDB) questionou a retirada do posto de ambulâncias de Canudos. "O atendimento para vários bairros ficaria mais rápido."