15/06/2011 - Grupo de estudos sobre trem realiza outra reunião

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h55
Questionamentos sobre ambiente e mobilidade forom o foco do encontro
Na tarde desta quarta-feira, 15, ocorreu mais uma reunião do grupo de estudos sobre os impactos do trem em Novo Hamburgo. Além de representantes de entidades e da comunidade, estavam presentes o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Danilo Oliveria da Silva, o diretor municipal de Transportes, Álvaro Santos, e o diretor municipal de Trânsito, Júlio Marcelino dos Santos. O presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP), comandou os trabalhos. Também participaram os vereadores Sergio Hanich (PMDB) e Jesus Maciel (PTB).

Rosana Oppitz, do grupo de partidos sem representação na Cãmara, fez uma série de perguntas sobre as obras, como a questão do manejo florestal. Markus Wilimzig, do Movimento Roessler, disse estar preocupado com a questão da compensação ambiental – pois, a princípio, Novo Hamburgo poderá ficar sem receber. Mauro Slomp, representando o bairro Liberdade, perguntou sobre a abertura da avenida Mauá e sobre a possibilidade da realização de alguma pesquisa relacionada ao impacto visual.

O secretário Danilo da Silva sugeriu que as questões que diziam respeito a outras pastas fossem enviadas por ofício à Prefeitura. E, respondendo a um dos questionamentos, salientou que a integração com ônibus urbanos se dará embaixo da Estação Novo Hamburgo. Hoff apontou a possibilidade de haver uma terceira pista naquela área. Segundo o diretor ÁlvaroSantos, haverá terceira pista apenas onde estará a estação – no restante do espaço, seguirá sendo dupla. Ele também assegurou que a integração com ônibus intermunicipais será na estação Fenac.

O próximo encontro ficou marcado para a pŕoxima quarta-feira, às 16 horas.

15/06/2011