15/04/2011 - Ampliação do trem até Canudos poderá ser incluída no PAC da Mobilidade
A solicitação dos vereadores para que a linha do trem seja estendida até Canudos já está no órgão competente. Na manhã desta sexta-feira, 15, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Fábio Bandeira Machado, esteve na Câmara hamburguense para saber mais detalhes da proposta. Participaram do encontro o presidente Leonardo Hoff (PP), o primeiro secretário Ricardo Ritter – Ica (PDT), o segundo secretário Luiz Carlos Schenlrte (PDT), Volnei Campagnoni (PCdoB), Gilberto Koch (PT), Jesus Maciel (PTB) e Sergio Hanich (PMDB).
Ligada ao Ministério das Cidades, a secretaria tem por objetivo melhorar o tráfego nas cidades de forma sustentável. Machado explicou que a presidente Dilma Rousseff entende que o transporte ferroviário traz qualidade de vida às pessoas que vivem nos centros urbanos, que podem se deslocar com uma tarifa acessível e evitando os congestionamentos. "O trem não tem prazo de validade como carros e ônibus", ressaltou ele, explicando a importância de se investir nesse tipo de condução.
Para o representante do Executivo Federal, existem muitos municípios pujantes que têm seu crescimento impedido pelas dificuldades de locomoção das pessoas e de escoamento da produção. "Em Canoas, por exemplo, reclama-se que o trem dividiu a cidade. Mas sabemos que ela se desenvolveu no entorno dos seus trilhos."
Fábio Machado parabenizou a Câmara pela iniciativa e disse que o pleito poderá ser incluído no PAC da Mobilidade, uma vez que Novo Hamburgo integra uma região metropolitana com mais de 700 mil habitantes. O programa concede recursos do Orçamento Geral da União, sem custos para os municípios. Para isso, o Poder Executivo e a Trensurb deverão apresentar carta-consulta ao Ministério. Após a visita ao Legislativo, o representante participa de agenda sobre o metrô em Porto Alegre.