14/12/2010 - Leonardo Hoff será presidente da Câmara em 2011

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h55
Mesa Diretora terá ainda Matias Martins, Ricardo Ritter – Ica e Luiz Carlos Schenlrte

Leonardo Hoff (PP) será o presidente da Câmara em 2011. A Mesa Diretora será composta ainda por Matias Martins (PT), vice-presidente; Ricardo Ritter – Ica (PDT), primeiro secretário; e Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), segundo secretário. A eleição ocorreu na manhã desta terça-feira, 14. Foi apresentada apenas uma chapa, eleita por unanimidade.

Vereadores peemedebistas justificaram seus votos. Ito Luciano desejou boa sorte aos eleitos e frisou que irá fiscalizar seus trabalhos. Raul Cassel disse esperar que a oposição seja respeitada. O atual vice-presidente, Sergio Hanich, pediu que a nova Mesa Diretora siga sempre o Regimento Interno e a Lei Orgânica.

Expectativas
Logo após a eleição, Hoff salientou que entre seus principais objetivos para o próximo ano está o estreitamento das relações com a comunidade. "O vereador é o elo mais acessível entre o povo e o poder público." Matias destacou a união dos legisladores em torno desse grupo. "Espero fazer o melhor trabalho possível." Para Ica, Hoff é um bom político e tem capacidade para administrar a Casa. "Acredito que 2011 será um ano muito bom." Carlinhos vê o pluripartidarismo como um dos pontos fortes do grupo – assim como o fato de haver conquistado todos os votos. "Com certeza a responsabilidade será maior ainda."

Prestação de contas
A diretora da Casa, Cléa Caberlon, parabenizou os eleitos e agradeceu aos vereadores e aos funcionários. "Aqui todos trabalham em prol do Legislativo." O atual presidente, Jesus Maciel (PTB), também ressaltou a importância do apoio de todos e falou sobre as conquistas de 2010. "Eu disse que nós iríamos crescer pelo confronto de diferentes ideias, e nós conseguimos." A luta pela conclusão das obras do Hospital Municipal, a economia de verbas, o uso de novas tecnologias e a qualificação dos funcionários também foram citados.

Aproximação
Em seu primeiro pronunciamento na tribuna como presidente eleito, Hoff agradeceu o apoio unânime. "Temos a certeza de que, aqui, uns não são contra os outros. Nós debatemos ideias, e é nesse espírito que trabalhamos, sempre em busca do bem comum. É uma honra poder representar o Poder Legislativo de Novo Hamburgo em 2011." Ele frisou que, a partir do ano que vem, será o presidente de todos, independentemente das divergências, e que a oposição será respeitada.

Hoff lembrou ainda que, muitas vezes, o trabalho do vereador não é compreendido. "A Mesa Diretora atual já começou um trabalho de aproximação com a comunidade. Vamos dar seguimento." A transmissão das sessões pela internet será mais um passo nesse caminho, disse.

Posse
Até 2004, a Mesa era eleita em votação secreta. Naquele ano, uma emenda à Lei Orgânica, de Raul Cassel, alterou o sistema de votação, que passou a ser aberto. Outras alterações no Regimento Interno da Câmara determinaram que a posse ocorrerá no primeiro dia útil do exercício seguinte. Essa medida impede que o novo presidente assuma responsabilidades por um período em que não esteve à frente da administração da Casa, o que aconteceria caso a posse fosse em dezembro. Por isso, Jesus seguirá na presidência até a posse de Hoff, marcada para o dia 3 de janeiro, uma segunda-feira, às 14 horas.