14/10/2010 – Horta Comunitária homenageada por seus 20 anos

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h55
Iniciativa partiu de Gilberto Koch e Alex Rönnau

A pedido de Gilberto Koch e Alex Rönnau (PT), a Horta Comunitária Joanna de Ângelis foi homenageada na sessão desta quinta-feira, 14, pelas suas duas décadas de atividades. O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), disse que "é uma honra para Novo Hamburgo ter essa instituição", e parabenizou Alex e Betinho pela iniciativa. "A horta faz um trabalho de resgate da cidadania", afirmou. No final da solenidade, a presidente da ONG, Laura Pereira, recebeu uma placa comemorativa das mãos de Betinho e Alex.

História
Betinho, falando em nome das bancadas do PT, PMDB, PTD, PP e PSDB, destacou que nesses 20 anos, completados no dia 4 de setembro, a horta prestou um grande serviço à comunidade. "Um grupo de jovens professoras começou os trabalhos, e convidaram as crianças das proximidades. Aos poucos, foi se formando um núcleo, no qual as professoras ensinavam a lidar com a terra e ainda repassavam outras lições. Depois, espaço abriu-se ao voluntariado. As mães ganharam, e também passaram a ser oferecidos cursos profissionalizantes para os adolescentes. Tudo começou com 25 crianças, e hoje são mais de 1,5 mil pessoas envolvidas", recordou.

Depoimento
Betinho também fez um depoimento sobre a importância da horta na vida das pessoas. "Em 2000, perdi um filho em um acidente. Nós encontrávamos uma dificuldade muito grande em lidar com a perda. Minha esposa teve depressão. Mas ela foi para a horta, e lá encontrou o caminho e amigos que a fizeram melhorar."

Atividades
Alex disse que a horta é um trabalho de amor. "São pessoas dedicadas, que se colocam totalmente à disposição dos mais necessitados. Hoje, o bairro Rondônia está mais estruturado, e muitas dessas melhorias têm a ver com o trabalho da horta", frisou. "A horta nasceu em um período de dificuldade em Novo Hamburgo. Muitas pessoas vinham do interior, formando grandes vilas. Esta obra veio naquele momento importante e ajudou a muitas famílias. Agora conta com uma estrutura grande, com laboratório, secretarias, quadra. E oferece projetos voltados à saúde e oficinas de teatro, informática, rádio poste, fanzine, reforço escolar, inglês, entre outros."

Aprimoramento contínuo
A presidente Laura lembrou que a Horta Comunitária foi fundada pelo Centro Espírita Caminho da Luz. "A horta é um espaço de possibilidades: de convivência, de aprimoramento, de acolhimento. Não resolvemos tudo, temos bastantes dificuldades em algumas áreas, mas acreditamos que sempre é possível melhorar, e sempre a partir de agora. Cada um de nós tem um pouquinho de Deus dentro de si", disse Laura.

Parcerias
A presidente da entidade também destacou as parcerias. "Hoje, nosso principal parceiro é a Petrobras. Também realizamos muitas atividades buscando recursos, como o Chá da Horta. Este ano, lançamos o Brechó da Economia e o Almoço Solidário. Assistencialismo não cabe mais na nossa sociedade. Assistência, sim." Ela contou a sua própria história: "Quando cheguei na horta, há 14 anos, fui pedir uma cesta básica. Valeu a pena, cresci como pessoa e como profissional, e levei muitas pessoas nesse mesmo caminho." Laura fez duas apresentações no telão: uma de fotos e outra com um vídeo.

Contato
A Horta Comunitária organiza-se através de três projetos-núcleo, apoiados desde 2002 pela Petrobras. Mais informações e inscrições na sede da Horta (rua Dr. João Daniel Hillebrand, S/Nº, bairro Rondônia) e pelos telefones 3587.1916 e 3587.0028. Mais informações aqui.

14/10/2010