14/07/2011 - Carmen lembra o Dia Mundial do Rock

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h55
Vereadora fez um requerimento destacando a importância do gênero para a cultura mundial

Carmen Ries (PT) lembrou o Dia Mundial do Rock – celebrado em 13 de julho – na sessão desta quinta-feira, 14. Por meio de requerimento, a vereadora destacou que, em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal do evento era chamar a atenção para a fome na Etiópia, e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. "Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano", salientou.

Carmen também destacou que, 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países, para pressionar os líderes do G8 a perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo.

O requerimento foi lido no início da sessão pelo primeiro secretário, Ricardo Ritter – Ica (PDT), ao som de Elvis Presley. Em seu texto, Carmen também recorda o chamado Rei do Rock. "Com uma carreira estrondosa tanto na música quanto como ator, teve uma jornada marcada por grandes momentos, assim como, surpreendeu e fez chorar o Mundo quando do momento de sua morte em 16 de agosto de 1977, aos 42 anos, na cidade de Memphis, Tennessee, Estados Unidos." A vereadora salientou que Elvis ainda é o artista solo detentor do maior número de hits nas paradas mundiais.

Leia aqui o requerimento completo.

14/07/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh