14/03/2011 - Parlamentares falam sobre saúde, buracos e CMDCA

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h55
Situação do Hospital Municipal preocupa parlamentares

Na sessão de quinta-feira, 10, os vereadores voltaram a falar da saúde. Sergio Hanich (PMDB) lembrou que uma pessoa está internada no Hospital Municipal há cerca de um mês aguardando uma cirurgia. O procedimento não pode ser feito por falta de anestesista. "Por que outras cidades não têm esse problema? Por que ele não pode ser levado a outra cidade?", questiona. 

Gerson Peteffi (PSDB), seretário da Comissão de Saúde, disse ter ficado sensibilizado com a fala de Serjão. "Não é culpa da classe médica, mas do sucateamento do hospital. As pessoas já estão vendo a casa de saúde de forma negativa, como o lugar onde as coisas não são resolvidas. Li no jornal
que em Campo Bom, uma cidade bem menor do que Novo Hamburgo, com menos renda, estão fazendo mutirão para cirurgias eletivas, como essa que esse senhor precisa."

O líder do governo, Gilberto Koch (PT), apontou que mais de 200 médicos se inscreveram para concurso, através do qual 87 profissionais da área da saúde devem ser contratados. O presidente da Comissão de Saúde, Raul Cassel (PMDB), afirmou que as obras de ampliação do hospital irão, em breve, virar coisa de museu. "Quem paga o pato é população. As pessoas estão com dificuldades,
sem leito, e basta ter acordo entre a Prefeitura e a empreiteira, com aval do juiz."

Ruas com problemas
Jesus Maciel (PTB) recebeu reclamações sobre um buraco na rua Ibirubá, perto de uma creche. "Fizeram festa de aniversário para ele. A cidade está cheia de buracos, os consertos no asfalto sejam feitos por pessoas qualificadas." Peteffi disse que, agora que o problema da rua Rincão começou a ser resolvido, vai concentrar seus esforços na rua Cariri. 

CMDCA
Matias Martins (PT) falou ainda sobre a situação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Segundo ele, foi divulgada uma declaração anulando o processo eleitoral 2008/2011. "Me chama a atenção esse tipo de postura. Acho que conselho debocha da sociedade. As pessoas que concorreram e que se mobilizaram para votar foram feitas de boba. E quem vai ressarcir cofres públicos? Não dá para brincar de fazer eleição e anular. Também é uma bricandeira com o Judiciário, a questão está sendo estudada há anos."