Coro Municipal completa 20 anos

por admin última modificação 16/10/2020 19h55
Grupo recebe homenagem da Câmara
Parte do expediente da sessão ordinária de terça-feira, dia 02, foi destinada a homenagear o Coro Municipal de Novo Hamburgo pela passagem dos seus 20 anos. A iniciativa foi do vereador Ralfe Cardoso (PSOL).

Na tribuna, Ralfe parabenizou os coralistas, que atuam de forma voluntária, divulgando o nome de Novo Hamburgo em eventos musicais de todo o país. Ele sugeriu a criação de políticas públicas para incentivar a cultura, bem como a elaboração de um projeto de lei para designação de uma verba específica para a manutenção do grupo.

O coordenador da AARPA, Associação dos Artistas, Produtores de Arte e Afins, Rafael Saraiva, agradeceu o apoio do Legislativo e lembrou que o Coro está de portas abertas à comunidade.

Histórico
O Coro Municipal de Novo Hamburgo (CMNH) foi criado oficialmente no dia 27 de novembro de 1997, através do decreto 166/97, ficando vinculado a SECULT, Secretaria de Cultura e Turismo, da cidade de Novo Hamburgo. Suas atividades, porém, iniciaram dez anos antes, em setembro de 1987. Atualmente, é mantido com recursos do município, através da AARPA.

O grupo integra a categoria de Coral misto, ambos os sexos, e adulto, sendo formado por pessoas da comunidade e funcionários municipais. Todos voluntários, uma vez que não há remuneração aos cantores.

Musicalmente o grupo é eclético, executando um repertório vasto, sem a predominância de um estilo ou compositor. O coro apresenta-se em eventos da comunidade e festivais de outros municípios. Periodicamente realiza concertos. O projeto "Quarta em Canto" criado em 2005, e o Concerto de Natal, "Natal Tropical", são marcas registradas na cidade.O grupo atua também com finalidades sociais, nas quais os ingressos arrecadados são destinados a instituições carentes.

A parceria com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, feita recentemente, garante apresentações que encantam e emocionam o público.

Nos últimos anos, o Coro participou de eventos nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Joinvile (SC) São José dos Campos (SP), Uberlândia e Ouro Preto (MG), Montenegro, Feliz, São Sebastião do Caí, Lajeado, Sant’Ana do Livramento, Bagé (RS) e Rivera (Uruguai).

Desde 2002, a regência do CMNH está a cargo de Líris Neumann, Bacharel em regência coral pela UFRGS, e Especialista em Musicoterapia pela FEEVALE. Líris também é regente do Coral da Câmara Municipal.