13/04/2010 - Royalties: aprovada moção de apoio a Ibsen Pinheiro

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h55
Motivo é a emenda que trata da exploração do petróleo


Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 13, uma moção de apoio ao deputado federal Ibsen Pinheiro. O motivo foi a apresentação da Emenda nº 387 ao Projeto de Lei nº 5.938/2009, que altera dispositivo da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, que trata da partilha dos royalties advindo da exploração do petróleo. A moção foi assinado por todas as bancadas.

Os legisladores hamburguenses consideram que a Lei 5938/2009 é injusta com municípios não produtores de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos. A emenda apresentada por Ibsen Pinheiro, salientam, busca recompor o pacto federativo, distribuindo a riqueza do pré-sal a todos os brasileiros.

Diz o texto aprovado:
"Considerando que a partilha das riquezas de nosso país deve beneficiar a todos os brasileiros, indistintamente, através de uma justa política de aplicação dos dividendos em política públicas, educação, saúde, etc.

Considerando que o manancial de petróleo e de outras riquezas extraídas de nosso solo não são renováveis, vindo a esgotar-se em bem pouco tempo, e é obrigação dos poderes constituídos terem o discernimento em aplicar os valores recebidos por essas riquezas em pesquisas e tecnologia para que nossos descendentes e nosso povo não volte a ser escravo de potências econômicas, e sim ocupar seu espaço no conserto das nações.

Considerando que vivemos no Brasil uma era de intenso cooperativismo, nada mais justo que as riquezas sejam repartidas por igual."

13/04/2010