13/04/2010 - Fundação Cultural 25 de Julho: utilidade pública

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h55
Com reconhecimento, mantenedora de coral poderá receber verbas


A Fundação Cultural 25 de Julho, mantenedora do Coral 25 de Julho de Novo Hamburgo, está prestes a ter sua utilidade pública reconhecida. O projeto de lei 14, de autoria de Gilberto Koch (PT), Alex Rönnau (PT) e Jesus Maciel (PTB), foi aprovado em primeiro turno na sessão desta terça-feira, 13.

Entrando a nova lei em vigor, a entidade continuará com personalidade jurídica de direito privado, e o reconhecimento não acarretará nenhum ônus aos cofres municipais. Por outro lado, a fundação poderá receber verbas públicas e terá isenção de impostos, entre outros benefícios. "Além disso, a imagem da entidade é fortalecida", diz Betinho.

A Fundação Cultural 25 de Julho de Novo Hamburgo é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Novo Hamburgo/RS, na Rua José do Patrocínio, nº 333, apartamento nº 203, bairro Rio Branco.

História
O Coral 25 de Julho foi fundado em maio de 1964, no colégio de mesmo nome, com incentivo do diretor, Otto Ernesto Dietrich, pelo professor Antonio Nicolau Orth. O primeiro regente foi Osório Stoffel. Em 14 de outubro de 1964, o coro faz sua primeira apresentação pública, pela comemoração do Dia do Professor realizada na Sociedade Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo.

Desde então, o Coral 25 de Julho tem se destacado em apresentações de cunho cultural, como cultos e missas, festivais e concertos. Desde 1992 está diretamente ligado à Fundação Cultural 25 de Julho de Novo Hamburgo, entidade devidamente reconhecida de fato e direito, com estatuto averbado e arquivado no Cartório de Títulos e Documentos e no Ministério Público do Estado.

13/04/2010