13/04/2010 - Empresários e vereadores debatem participação em feiras

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h55
Objetivo é buscar melhorias para a Casa de Novo Hamburgo

Representantes do setor coureiro-calçadista estiveram novamente na Câmara, na noite desta segunda-feira, 12. Desta vez para tratar de melhorias para as próximas edições do projeto Casa de Novo Hamburgo – que possibilita a participação de pequenos empresários em feiras. O encontro contou com a presença do presidente, Jesus Maciel (PTB), o vice-presidente, Sergio Hanich (PMDB), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, Antonio Lucas (PDT), além dos vereadores Volnei Campagnoni (PCdoB), segundo secretário, e Gilberto Koch (PT), líder do governo na Casa.

A primeira reunião ocorreu no dia 29 de março, a convite da Mesa Diretora da Câmara. Na ocasião, os empresários reivindicaram a retomada da Fenac como evento destinado aos lojistas. Agora, o objetivo era tratar especificamente dos projetos para a participação no Salão Internacional do Couro e Calçado (SICC), que ocorrerá de 1º a 3 de junho, em Gramado, e na Francal, de 5 a 8 de julho, em São Paulo. As propostas, de acordo com o Executivo, devem chegar ao Legislativo ainda nesta semana.

O empresário Romeu Enzweiler Jr. revelou que, desde que se iniciaram as reuniões, passou a entender melhor o trabalho da Câmara e a perceber o empenho dos vereadores em proporcionar melhores condições para o segmento.

Reivindicações
Gilberto Koch acredita que a Fenac poderia ser uma feira permanente, atraindo mais turistas para o município. O parlamentar, que já atuou como presidente do Sindicato dos Sapateiros, afirmou que o fortalecimento das empresas é essencial para a geração de empregos. Antonio Lucas, Volnei Campagnoni e Sergio Hanich comentaram o trabalho da comissão calçadista, que esteve na Couromoda para verificar in loco da Casa de Novo Hamburgo.

Entre as principais reivindicações dos comerciantes está a criação de nichos individuais, nos quais cada marca poderá expor seus produtos. Eles solicitaram ainda que o estande hamburguense seja localizado próximo aos demais expositores gaúchos. Enzweiler Jr. lembrou que o marketing deve enfatizar as marcas dos produtos, e não o município. "Muitos clientes acreditaram que o estande era apenas institucional, mas o objetivo principal é fazermos negócios", explicou.

A próxima reunião está agendada para o dia 4 de maio, às 19 horas.

13/04/2010