13/04/2010 - Empresários e vereadores debatem participação em feiras
Representantes do setor coureiro-calçadista
estiveram novamente na Câmara, na noite desta segunda-feira, 12. Desta
vez para tratar de melhorias para as próximas edições do projeto Casa
de Novo Hamburgo – que possibilita a participação de pequenos
empresários em feiras. O encontro contou com a presença do presidente,
Jesus Maciel (PTB), o vice-presidente, Sergio Hanich (PMDB), o
presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor
Coureiro-Calçadista, Antonio Lucas (PDT), além dos vereadores Volnei
Campagnoni (PCdoB), segundo secretário, e Gilberto Koch (PT), líder do
governo na Casa.
A primeira reunião ocorreu no dia 29 de
março, a convite da Mesa Diretora da Câmara. Na ocasião, os empresários
reivindicaram a retomada da Fenac como evento destinado aos lojistas.
Agora, o objetivo era tratar especificamente dos projetos para a
participação no Salão Internacional do Couro e Calçado (SICC), que
ocorrerá de 1º a 3 de junho, em Gramado, e na Francal, de 5 a 8 de
julho, em São Paulo. As propostas, de acordo com o Executivo, devem
chegar ao Legislativo ainda nesta semana.
O empresário Romeu
Enzweiler Jr. revelou que, desde que se iniciaram as reuniões, passou a
entender melhor o trabalho da Câmara e a perceber o empenho dos
vereadores em proporcionar melhores condições para o segmento.
Reivindicações
Gilberto
Koch acredita que a Fenac poderia ser uma feira permanente, atraindo
mais turistas para o município. O parlamentar, que já atuou como
presidente do Sindicato dos Sapateiros, afirmou que o fortalecimento
das empresas é essencial para a geração de empregos. Antonio Lucas,
Volnei Campagnoni e Sergio Hanich comentaram o trabalho da comissão
calçadista, que esteve na Couromoda para verificar in loco da Casa de
Novo Hamburgo.
Entre as principais reivindicações dos
comerciantes está a criação de nichos individuais, nos quais cada marca
poderá expor seus produtos. Eles solicitaram ainda que o estande
hamburguense seja localizado próximo aos demais expositores gaúchos.
Enzweiler Jr. lembrou que o marketing deve enfatizar as marcas dos
produtos, e não o município. "Muitos clientes acreditaram que o estande
era apenas institucional, mas o objetivo principal é fazermos
negócios", explicou.
A próxima reunião está agendada para o dia 4 de maio, às 19 horas.
13/04/2010