13/04/2010 - Cassel lembra 80 anos do Hospital Regina

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h55
Câmara presta homenagem à casa de saúde

Os 80 anos do Hospital Regina foram lembrados nesta terça-feira, 13. A pedido de Raul Cassel (PMDB), que é médico, parte do expediente foi reservada para homenagear a casa de saúde. A diretora, Irmã Generosa Wittmann, outras irmãs e colaboradores participaram da sessão.

"Esta é uma homenagem à primeira e maior casa de saúde de Novo Hamburgo", frisou Cassel, lembrando um pouco da história do hospital – e de sua própria história no hospital, pois nasceu, estudou e trabalha lá. O vereador apontou que viu o estabelecimento crescer muito e se qualificar ao longo dos anos. "Hoje, são 511 médicos."

Gerson Peteffi (PSDB), que também é médico, elogiou os profissionais que atuam no local. "É necessário um corpo para fazer um hospital se sustentar, todos são importantes", disse. "E eu também nasci no Regina, além de ter sido batizado ali." O tucano fechou seu pronunciamento falando sobre o lema, "Ciência e fé pela vida". Segundo ele, muitos filmes e livros retratam fé e ciência como antagonistas. Mas, acredita, são aspectos complementares.

O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), falando em nome da Mesa Diretora, citou a dedicação, a organização, a qualidade dos equipamentos e a competência dos funcionários e dirigentes. "É o amor ao próximo. E quando todos nós pensarmos no próximo, teremos enfim um país justo."

Crescimento e inovações
Irmã Generosa agradeceu a comunidade hamburguense, que reconhece a importância do hospital. "E temos orgulho dos nossos funcionários, que sempre trabalham com alegria", completou. A administradora Joseane Kremer narrou fatos da vida de Regina Protmann, fundadora da Congregação de Santa Catarina, que cuidava dos enfermos. "Fazemos parte dessa história."

A gerente financeira Magali Bastirola também agradeceu o apoio da comunidade, que sempre possibilitou o pioneirismo. "Ano passado, o hospital recebeu importantes distinções, como o Prêmio destaque Empresarial 2009 ACI." A gerente de enfermagem Vera Freitas lembrou que, no início, eram apenas 12 quartos, e discorreu sobre as diversas ampliações e inovações. A gerente administrativa Vera Weber falou sobre os projetos sociais realizados.

No final, Cassel entregou a Irmã Generosa uma placa comemorativa.

História
O antigo Sanatório Regina foi inaugurado em 24 de fevereiro de 1930, fundado pelas Irmãs da Congregação de Santa Catarina. Junto com três irmãs, atuavam os médicos Adolf Kouffer e Walter Von Ottingen e, no ano seguinte, Wolfram Metzler. No primeiro ano de funcionamento o hospital atendeu 158 pacientes em regime de internação.

O Hospital chama-se Regina em homenagem à Madre Regina Protmann, fundadora da Congregação. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 13 de junho de 1999, na cidade de Varsóvia, na Polônia. Ela nasceu em 1552, em Braunsberg - Prússia Oriental, hoje Polônia. Era conhecida pelo seu carisma e amor a Deus, dedicando-se aos enfermos através de visitas às casas. Sua atitude era admirada na época, pois as freiras viviam enclausuradas, sem contato com a sociedade.

Aos 19 anos, Regina iniciou o trabalho de assistência aos necessitados. Preparava remédios, chás, alimentos e levava até às pessoas. Sua casa estava sempre de portas abertas para as crianças e jovens, para educá-las na fé e virtudes cristã, sob proteção de Santa Catarina. Morreu em 18 de janeiro de 1613, deixando vestígios de seus ensinamentos em países como Polônia, Alemanha, Lituânia, Brasil, Itália, África, Rússia e Bielorússia, através de vários missionários.

Em 1937 esteve internado no Hospital o secretário do governador do Estado, Maurício Cardoso, que ao substituí-lo após o falecimento do governador, ordenou a construção da rua em frente ao Hospital, em agradecimento ao atendimento prestado. Hoje a Avenida Maurício Cardoso é uma das mais belas da cidade.

Atualidade
O hospital desenvolve projetos internos e outros voltados para a comunidade, como o Acompanhar, que destina atenção especial aos acompanhamento de pacientes; o Amigos do Silêncio, em que os participantes cuidam para que o silêncio seja respeitado; o De Bem com a Vida, destinado aos funcionários; e o Uma Vida, Uma Árvore, em que a cada nascimento a família recebe uma árvore frutífera. O Projeto Comunitário na Vila Palmeira conta com uma Casa de Apoio, sendo que funcionários atendem a população nesse local ou em suas residências.

O Regina realiza cirurgias e procedimentos de alta complexidade, contando com urgência e emergência 24 horas, emergências odontológicas, diversos exames e especialidades.

13/04/2010