12/05/2011 - Câmara terá frentes para hospital e saneamento
Aprovados na tarde desta quinta-feira, 12, dois requerimentos propondo a criação de frentes parlamentares. De autoria de Carmen Ries (PT) e Ricardo Ritter – Ica (PTB), o Requerimento nº 370 sugere que a Câmara passe a contar com a Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Municipal, para acompanhamento das obras do anexo da casa de saúde. Já o Requerimento nº 371, de Gilberto Koch (PT), solicita a criação da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Obras de Saneamento em Novo Hamburgo.
Carmen e Ica apontaram que todos são responsáveis pela saúde. "Não podemos ficar só assistindo. Devemos, como cidadãos e representantes legais da comunidade, participar de todos os aspectos de nossa cidade que demandam atenção." Segundo os vereadores, as obras do anexo do Hospital Municipal são um anseio antigo dos hamburguenses, que viram a cidade crescer – sem ter ampliação necessária da rede hospitalar. O objetivo da comissão é fiscalizar os trabalhos de ampliação e ajudar a resolver os problemas que possam surgir.
Betinho salientou que há um grande volume de ações referentes a saneamento sendo desenvolvidas atualmente. "Saneamento é definido pela Organização Mundial de Saúde como o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem efeitos sobre o seu bem estar físico, mental ou social. Quando tratamos de saneamento, estamos falando de purificador de água, coleta e tratamento dos esgotos, coleta e disposição do lixo, drenagem urbana e o controle dos vetores pelos agentes de saúde. É clara a importância disso para a saúde do homem, dos animais e da vida como um todo." Por isso, concluiu, é importante que os vereadores possam acompanhar essas ações.
O próximo passo é a assinatura de uma portaria nomeando os membros dos grupos de trabalho.