Câmara debate Trensurb nesta segunda, 28
Nesta segunda-feira, dia 28, às 19h30min, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo realiza uma audiência pública para definir a estratégia adotada pelas lideranças do Vale do Sinos para destravar o processo de ampliação da Linha 1 do Trensurb. A reunião ocorrerá no Plenário. <br /><br />Com a obra, Novo Hamburgo ganhará duas estações. A licitação, trancada desde 2001, prevê a construção de 9,3 quilômetros de trilhos. Estima-se que cerca de 15 mil usuários, residentes em Novo Hamburgo, passem a utilizar o trem. Com o sistema de integração, calcula-se que, ao todo, o aumento da demanda da Trensurb com a extensão agregue mais de 50 mil usuários.<br /><br />SEM PREVISÃO<br />O custo total da expansão é avaliado em R$ 352 milhões. Não há previsão de data para início das obras, uma vez que, desde 2001, o processo licitatório aguarda parecer do Trbunal de Contas da União. O Sindicato Nacional da Indústria da Construção apontou irregularidades, entrou com recurso e a licitação foi suspensa. Desde então, um longo processo judicial se arrasta em Brasília.<br /><br />Para a audiência, promovida pela Comissão Pró-Trensurb do Legislativo hamburguense, foram convidados deputados estaduais, federais, senadores, representantes do governo do Estado, da Trensurb e lideranças comunitárias. <br /><br />Na semana que antecedeu a reunião, os vereadores procuraram prefeitos e parlamentares da região - Sapiranga, Campo Bom, Igrejinha, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Lindolfo Collor - para avisá-los da audiência em Novo Hamburgo. <br /><br />BRASÍLIA<br />No dia 22, o assunto pautou a reunião com o Tribunal de Contas da União, em Brasília. Uma comitiva gaúcha foi à capital federal para conversar com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Walton Rodrigues. Ele garantiu que em 30 dias o órgão deve tomar uma decisão a respeito do processo de licitação. <br /><br />Os vereadores Ralfe Cardoso (PSOL), presidente da Comissão Especial Pró-Trensurb da Câmara Municipal, Gilberto Koch (PT), membro da comissão, e Antônio Lucas (PDT), vice-presidente da Casa, representaram o Legislativo hamburguense no encontro na sede do TCU. Após a reunião em Brasília, Ralfe Cardoso disse ter boas expectativas acerca de uma possível liberação da obra. <br /> <br />SAIBA MAIS - (fonte assessoria Trensurb)<br />Para não dividir o município, o trecho será construído totalmente em via elevada, a exemplo do que já ocorre entre as estações Unisinos e São Leopoldo. <br />Quatro estações serão construídas no trajeto: <br />Rio dos Sinos , ainda em São Leopoldo;<br />Santos Dumont<br />Fenac/Industrial - integrada à nova rodoviária regional, planejada para o estacionamento do parque da Fenac, facilitando o transbordo para o metrô de passageiros originários de outros municípios do Vale dos Sinos; <br />Dados gerais sobre a extensão a Novo Hamburgo<br />• Extensão para Novo Hamburgo: <br /><br />Trecho São Leopoldo - Novo Hamburgo: 9,3 km em elevado, quatro estações, <br /><br />com aporte total de recursos do Governo Federal. <br /><br />• Valor global apresentado pelo Consócio Nova Via (vencedor): <br /><br />R$ 352 milhões (preço referente a janeiro de 2001). <br /><br />• Custo médio por km praticado em obras metro-ferroviárias em elevado (preços internacionais): <br />U$ 30 milhões (trinta milhões de dólares)/km elevado. <br /><br />• Custo médio por km para implantação do trecho São Leopoldo - Novo <br />Hamburgo, totalmente em elevado, apresentado pelo Consórcio Nova Via <br />(vencedor): <br />U$ 19,86 milhões (dezenove milhões, oitocentos e sessenta mil dólares)/km <br />elevado. <br />• Custo médio por km praticado em obras metro-ferroviárias brasileiras em <br />elevado: <br />- CPTM (SP) - Linha 5 (16% em superfície, 10% subterrâneo e 74% em elevado) = <br />U$ 49,47 milhões/km <br /><br />- Metrô Belo Horizonte (60% em superfície, 10% subterrâneo e 30% em elevado) = <br />U$ 22,94 milhões/km <br /><br />- Metrô de Salvador (54% em superfície, 13% subterrâneo e 16% em elevado) = <br />U$ 21,28 milhões/km <br /><br />• Orçamento: <br /><br />Desde 2001, a Trensurb deixou de investir mais de R$ 100 milhões no projeto, recursos alocados através de emendas parlamentares da bancada gaúcha no Congresso Nacional, o que permitiria a execução de 30% da obra. Recursos <br />previstos e não utilizados: <br /><br />- R$ 23,3 milhões em 2001; <br /><br />- R$ 18,9 milhões em 2002; e, <br /><br />- R$ 12 milhões em 2003. <br /><br />- R$ 7 milhões em 2004;<br /><br />- R$ 47 milhões em 2005.<br /><br />• Geração de empregos: <br /><br />Com as obras em andamento pleno, estima-se que estariam contratados, <br />diretamente, em torno de 1.200 trabalhadores. <br /><br />• Terminal Rodoviário de Novo Hamburgo:<br /> <br />A Prefeitura Municipal reposicionou o Terminal Intermunicipal para integrá-lo fisicamente à futura Estação Fenac, atendendo solicitação da Trensurb que, por sua vez, comprometeu-se com a execução de obras viárias no entorno, visando <br />um ordenamento do tráfego na região. <br /><br />• Preço da tarifa: <br /><br />Tarifa unitária praticada pela Trensurb atualmente: R$ 1,10. <br /><br />Tarifa do ônibus semi-direto a Porto Alegre praticada atualmente: R$ 4,05. <br /><br />Tarifa do ônibus direto a Porto Alegre praticada atualmente: R$ 5,75. <br /><br />• Diminuição no tempo de viagem: <br /><br />Previsão do tempo de viagem entre Novo Hamburgo e Porto Alegre é de 55 <br />minutos. De ônibus, conforme o tráfego da BR116, este tempo pode chegar a 90 <br />minutos. <br /><br />• BR-116: Diminuição do número de ônibus circulando nesta via. Diminuição de <br />tráfego. Mais segurança. Menos poluição. <br /><br />• Nova travessia sobre o Rio dos Sinos: há previsão, no Edital de Licitação, de execução de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, no prolongamento da Avenida Mauá, facilitando a ligação São Leopoldo - Novo Hamburgo, desafogando as pontes existentes, hoje saturadas pelo intenso tráfego de veículos na região. <br />• Urbanização no entorno da linha metro-ferroviária: <br /><br />Assim como em São Leopoldo, há previsão de urbanização do trecho sob elevado <br />com a implantação de áreas de recreação, esportes, estacionamentos, etc. <br />Pavimentação de diversas vias públicas no entorno das estações. <br /><br />Transferência de famílias carentes que vivem em áreas de risco ao longo do <br />traçado para loteamentos próximos. <br /><br />Execução de obras de drenagem pluvial e de saneamento básico próximo à via do <br />trem. <br /> <br /><br /> <br />