Pesquisa estudantil revela que pais sabem pouco sobre impostos

por admin última modificação 16/10/2020 19h55
Trabalho é dos alunos da Escola Municipal Jorge Ewaldo Koch

81 pais pesquisados por alunos de uma escola municipal revelaram pouco conhecimento sobre o pagamento de impostos e o destino da arrecadação. A professora de matemática Claudia Lencini do Nascimento desenvolveu um trabalho com os alunos da 4ª série D da Escola Municipal Jorge Ewaldo Koch, no Bairro Rondônia. A professora, acompanhada dos alunos, utilizou o espaço da Tribuna Popular na sessão desta terça-feira, 8, para apresentar os resultados do trabalho aos vereadores.<br /><br />A proposta de esclarecer alunos e familiares sobre a realidade dos impostos é da Secretaria Municipal de Educação. Os alunos Antônio Cezar de Campos e Victória Thais Carpin participaram da apresentação. A pesquisa organizada e promovida pelas crianças indicou que dos 81 pais pesquisados, 66 sabem que pagam impostos e 15 não sabem. Sobre quais são os impostos que cada um paga, poucos entrevistados identificaram quais são esses tributos, apontando apenas aqueles que tem carnê personalizado, como é o caso do IPTU e IPVA. A grande maioria mostrou desconhecimento sobre a aplicação dos impostos, citando diferentes fontes de aproveitamento para os tributos. Alguns disseram que são empregados na saúde, outros na educação, etc. <br /><br />A professora Claudia Lencini do Nascimento informou que a temática foi abordada em várias atividades, tais como pesquisa, coleta de notícias na imprensa, feiras, passeatas, entre outras. A conclusão do trabalho foi entregue pela professora ao presidente da Casa, vereador Ito Luciano. Ela solicitou à Câmara Municipal que os cidadãos hamburguenses sejam mais esclarecidos sobre os impostos que pagam e sobre qual o destino de todos os tributos recolhidos nas esferas municipais, estaduais e federais. Os vereadores elogiaram a iniciativa e concordaram com a necessidade de a população ter maior acesso a informações sobre a carga tributária.<br /><br /> <br />