Programa de Prevenção ao Diabetes em escolas é aprovado

por admin última modificação 16/10/2020 19h55
Proposta é de autoria da vereadora Lorena Mayer
Por 12 votos a 1, foi aprovado na sessão desta quinta, dia 19, o projeto de lei que cria o Programa de Prevenção e Controle do Diabetes em Crianças e Adolescentes Matriculados nas Escolas da Rede Pública Municipal. A proposta, apreciada em segunda votação, é de autoria da vereadora Lorena Mayer (Dem).

VOTAÇÃO
Além da autora, foram favoráveis ao projeto os vereadores Cleonir Bassani (PSDB), Gerson Peteffi (PSDB), Gilberto Koch (PT), Anita Lucas de Oliveira (PT), Ralfe Cardoso (PSOL), Soli Silva (PDT), Teo Reichert (PDT), Jesus Martins (PTB), Volnei Campagnoni (independente), Renan Schaurich (PTB), Ricardo Ritter (PDT). Por considerá-la inconstitucional, o vereador Paulo Kopschina (PMDB), líder do governo, votou contra a matéria.

O projeto tem por objetivo efetuar pesquisas visando ao diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes. Com isso, possibilitará aos portadores evitar ou diminuir as conseqüências decorrentes do desconhecimento do fato de ser diabético. Embora tenha recebido a aprovação da maioria dos vereadores, Lorena Mayer acredita que a proposta será vetada pelo Executivo, como vem ocorrendo com vários projetos provenientes do Legislativo. Ela antecipou que pedirá aos colegas, quando o projeto retornar ao Legislativo, a derrubada do veto.

A proposta da vereadora prevê ações que devem ser adotadas pela Rede Pública de Ensino. Os alunos serão identificados através de um cadastro, utilizado para acompanhar as crianças e adolescentes portadores de diabetes. O programa acrescenta ainda que os alunos com a enfermidade deverão receber alimentação adequada as suas necessidades especiais. A vereadora propõe também que os estudantes pratiquem exercícios físicos. Segundo o projeto, a Secretaria da Educação deverá manter listas e estatísticas referentes às ações executadas.

Veja o projeto na íntegra