Câmara de NH é a primeira do país a armazenar água em cisternas

por admin última modificação 16/10/2020 19h55
Objetivo é economizar água tratada e verba pública
Confirmando o pioneirismo da Câmara Municipal em vários setores da sua administração, com a adoção de medidas inéditas de economia, o Legislativo deverá iniciar o processo de armazenamento de água da chuva em cisternas.

O projeto de resolução, de autoria do vereador Cleonir Bassani (PSDB), aprovado por unanimidade em segundo turno nesta quinta-feira, 8, confirma o espírito de vanguarda que tradicionalmente tem norteado a trajetória da Câmara Municipal de Novo Hamburgo.

COMO VAI FUNCIONAR
A cisterna é um reservatório, um tanque localizado abaixo do nível do solo onde se conservam as águas da chuva. A captação da água será feita através de calhas e condutores que escoarão a chuva do telhado do prédio principal e da cobertura do estacionamento. A água será aproveitada para limpeza de calçadas, áreas externas do prédio, estacionamento e manutenção dos jardins.
A medida, na avaliação de Cleonir Bassani, vai contribuir na campanha de conscientização pelo uso racional da água. "Não podemos medir esforços, como representantes do povo, em atos que venham em benefício do mesmo e possam, quem sabe, servir de exemplo a outras entidades públicas e privadas", completou.

POÇO ARTESIANO
Entre as medidas de economia adotadas pela Câmara Municipal, ao longo dos anos, destaca-se a utilização de um poço artesiano para o abastecimento de toda a água que é utilizada no prédio, inclusive para consumo.
Não há despesas com cafezinho, chá ou açúcar, pois todos os que optam pelo seu consumo pagam pelo seu uso. Gastos com telefone, fax e xerox também são limitados aos vereadores. Os funcionários pagam suas ligações e qualquer outro uso de recursos da máquina pública. O uso da Internet também é limitado para vereadores e funcionários através do bloqueio de vários endereços.

Confira o projeto de resolução