11/11/2010 - Projeto autoriza concurso para Ipasem

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h55
Diversos cargos serão preenchidos por meio de concurso

Diversos cargos serão preenchidos por meio de concurso

O Projeto de Lei Complementar n° 10/2010, do Executivo, entrou na ordem do dia desta quinta-feira, 11, por meio de requerimento e foi aprovado em primeiro turno. A proposta institui o Plano de Classificação de Cargos e Funções do Quadro de Servidores do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo – Ipasem, e altera a Lei Municipal n° 154/92.

O projeto atende a uma orientação do Tribunal de Contas do Estado. Recentemente, através da Lei Municipal nº 2.035/2009, foi autorizada a contratação emergencial de servidores, além da criação de alguns cargos em comissão, precisamente para atender tal orientação, mas em caráter temporário. Essas contratações, porém, terminam neste mês de novembro.

Cargos
Para os cargos de provimento efetivo será realizado concurso público de provas ou de provas e títulos. As vagas são para Agente de Seguridade Social, Assistente Administrativo, Técnico em Informática, Contador, Tesoureiro, Procurador, Gestor Público, Psicólogo, Assistente Social e Jornalista.

Já os cargos em comissão terão natureza provisória quanto ao exercício e precária quanto ao desempenho. Serão eles Diretor-Presidente, Diretor de Administração, Coordenador de Gestão, Coordenador de Contabilidade e Finanças, Coordenador de Benefícios e Recursos Humanos,
Assessor Jurídico e Assessor Executivo.

Justificativas de votos
Leonardo Hoff (PP) disse que votou a favor do projeto. "Hoje se constrói a história do Ipasem", apontou. Volnei Campagnoni (PCdoB) ponderou que o instituto dá garantia aos servidores, mas que foi criado de forma errônea, pois não havia um plano de carreira justamente para quem trabalha no local. "Mas agora, depois de 18 anos, isso foi corrigido." O líder do governo da Casa, Gilberto Koch (PT), também destacou a importância do projeto. Para Raul Cassel (PMDB), "o maior mérito da proposta é possibilitar que tenhamos pessoas com qualificação técnica em cargos tão importantes".

Emendas
Também foram aprovadas duas emendas ao PLC. A n° 1, de autoria da Comissão de Constituição e Justiça, adequando o texto às normas parlamentares. A nº 2, de Leonardo Hoff, acrescenta artigo ao Capítulo V, que diz o seguinte: "O organograma funcional atualizado do quadro de pessoal, com nome e função de todos servidores, sejam concursados ou cargos em comissão (ou cedidos), deverá ser publicado na Internet, em sítio próprio e/ou da Prefeitura Municipal. A publicação do organograma deverá ser atualizada sempre que houver alterações."

11/11/2010