11/03/2010 - Projeto de Carmen lembra trajetória de Orfeu Negro

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h55
Ator e jogador de futebol adotou Novo Hamburgo como lar

Breno Mello será nome de uma via do bairro Santo Afonso. A proposta, aprovada em segundo turno por unanimidade na sessão desta quinta-feira, 11, é de autoria de Carmen Ries (PT). O substitutivo a projeto de lei 153/2009 determina que a Rua Seis do Loteamento Popular Nações Unidas, que se inicia na Rua Três e segue na direção leste, terá o nome do eterno Orfeu Negro

Carmen contou que conheceu o filho de Breno, Jorge, quando buscava atendimento na prefeitura. Durante a conversa, a vereadora conheceu um pouco sobre a história do artista e atleta que adotou Novo Hamburgo como lar. Liége, a viúva de Breno, e a neta Maristela, participaram da sessão.

Raul Cassel (PMDB) lembrou que Breno estava sempre "de bem com a vida", e que foi uma pessoa de destaque na comunidade.

Orfeu Negro
Breno Mello ficou famoso em todo mundo ao estrelar o filme Orfeu Negro, de Marcel Camus, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1959 e do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 1960. Ele contracenou com a estrela americana Marpessa Dawn e dublou as canções A Felicidade e Manhã de Carnaval, cantadas por Agostinho dos Santos. A trágica história de amor, baseada no mito de Orfeu e Eurídice, foi ambientada nas favelas cariocas.

História
Nascido no dia 7 de setembro de 1931, em Porto Alegre, Breno destacou-se também como jogador de futebol. Foi revelado no time Renner de Porto Alegre, pelo qual se tornou ídolo em 1950. Depois, transferiu-se para o Rio de Janeiro, jogando no Fluminense. Em Novo Hamburgo, trabalhou por 12 anos para o Grupo Sinos, como contato publicitário, e foi representante comercial do ramo calçadista. No dia 11 de julho de 2008, aos 76 anos, faleceu.