11/02/2011 - Saúde, segurança e esporte em debate

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h55
Na sessão de quinta, 10, vereadores abordaram diversos temas em pronunciamentos

No expediente oral (momento em que os vereadores podem falar sobre assuntos relevantes à comunidade) da sessão desta quinta-feira, 10, vários temas foram abordados. Entre eles, saúde, segurança, impostos, calçadas e esporte.

Saúde
Gerson Peteffi (PSDB), que é médico do Município, apontou que sobram vagas para profissionais da saúde na rede pública. "Hoje, por exemplo, não dispomos de neurologista. Isso choca. Como uma cidade tão pujante como Novo Hamburgo não tem certas especialidades?", questionou.

Também abordando um tema que diz respeito à saúde dos cidadãos, Jesus Maciel (PTB) salientou que pretende apresentar o projeto de um centro de especialidades odontológicas. "Vou buscar as informações, ver o que é preciso", disse o petebista. Jesus lembrou que ele é o autor do projeto da farmácia popular, que fica na rua Lima e Silva.

Segurança e impostos
O presidente Leonardo Hoff (PP) informou que, naquela manhã, havia recebido a visita do comandante de policiamento ostensivo do Vale do Sinos, Kleber Senisse (ver matéria aqui). "Fiquei impressionado com a formação dele. É um homem que conhece vários países. A polícia realizou, recentemente, várias ações preventivas." Ele também elogiou o trabalho do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, Luiz Fernando Farias. Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) concordou com a fala do progressista.

Hoff também voltou a pedir o fim do aumento de impostos. "Chega. Nós pagamos impostos de país de primeiro mundo e recebemos, em troca, serviços de terceiro mundo. Isso prejudica a geração de emprego, de renda, toda a economia."

Denúncias
Raul Cassel (PMDB) afirmou que alguns estabelecimentos estão vendendo bebida alcoólica para menores. "Recebi a denúncia e estou dando alerta às entidades. A lei é muito clara: isso é proibido."

Ele também lamentou o estado das calçadas de Novo Hamburgo. "Praticamente não existem. Desafio alguém a sentar em uma cadeira de rodas e dar uma volta na quadra em seu quarteirão." Cassel lembrou que os cidadãos têm a responsabilidade de manter o passeio público em ordem em frente a suas residências – e que o poder público tem dever de fiscalizar.

Esporte
Antonio Lucas (PDT) contou que foi, esta semana, a Porto Alegre para falar com o secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe. "Fui buscar apoio para os clubes de Novo Hamburgo, principalmente aqueles com escolinhas." Lucas explicou a Sehbe que muitos precisam de reparos em suas sedes.

Outros temas
Matias Martins (PT), vice-presidente da Casa, aproveitou o momento para parabenizar os 31 anos de fundação de seu partido. Sergio Hanich (PMDB) disse estar inconformado com a situação da segurança, da saúde, da habitação e da infraestrutura de Novo Hamburgo.