Aprovada verba para Corpo de Bombeiros

por admin última modificação 16/10/2020 19h55
Recurso permitirá importação de viatura alemã
Por unanimidade foi aprovado, em primeiro turno, o projeto de lei do Executivo que concede auxílio financeiro de R$ 260 mil à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, autorizando o recebimento de bem móvel em doação, mediante convênio. A verba vai subvencionar a importação de uma viatura de combate a incêndios dotada de auto-escada hidráulica e de equipamentos operacionais usados e originários da República Federal da Alemanha. O Executivo receberá da Associação Comercial, em doação, a viatura e os equipamentos, sem ônus e livre de encargos, os quais passarão a integrar o patrimônio público municipal. A verba aprovada vai atender gastos com cobertura de seguros, fretes, armazenagem, despachos aduaneiros, tributos, coberturas fiscais e despesas decorrentes da importação.
TRIBUNA POPULAR
Por solicitação do líder do governo, Paulo Kopschina, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo, Capitão Lara, utilizou a Tribuna Popular, antes da votação do projeto, para informar aos vereadores que a atual viatura utilizada pela corporação data da década de 50. O seu uso, como vem ocorrendo, aumenta o risco do bombeiro e prejudica a população. A viatura não atende as exigências da envergadura das edificações, da presença de plástico nos prédios e do crescimento populacional. O novo veículo dá rapidez no atendimento. Tem escada e cesto na extremidade, facilitando o atendimento quando não existe possibilidade de chegar à vítima. É um grande avanço na prestação de serviços, segundo avaliação do Capitão Lara, que pediu o apoio da Câmara Municipal.
A viatura deve chegar através do porto de Rio Grande. A verba, como enfatizou o Comandante, atenderá despesas de frete, de importação e cobrirá o pagamento de um valor simbólico porque o veículo não pode ser repassado gratuitamente. Vale um milhão e 200 mil euros e chega ao Brasil por 82 mil euros.
APARTE
O vereador Cleonir Bassani (PSDB) lembrou que o Corpo de Bombeiros está sempre na frente das pesquisas que avaliam a sua credibilidade junto à opinião pública. Bassani chamou a atenção para o fato de que o projeto apresenta duas situações de custos: a primeira de R$ 260 mil, onde já estão incluídas as despesas de frete, armazenagem, etc., e a segunda falando na possibilidade de suplementação para recursos adicionais de despachos aduaneiros, tributos, etc.. O art. 5º, como apontou, fala em recurso adicional e cita novamente o valor do frete. Por esse motivo, Bassani está sugerindo ao Executivo uma organização melhor do documento, afirmando que cabe um novo exame.

Veja o projeto