10/06/2011 - Câmara inicia debate sobre curso de Medicina em NH

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h54
Comissão de Educação reuniu-se com o reitor da Feevale

Na tarde desta sexta-feira, 10, Volnei Campagnoni (PCdoB) e Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), presidente e relator da Comissão de Educação, reuniram-se com o reitor da Feevale, Ramon Fernando da Cunha, e com a diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Cristina da Silva. Eles falaram sobre a possibilidade da abertura de um curso de Medicina em Novo Hamburgo.

Em maio, Volnei participou da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Na ocasião, o Ministro da Saúde anunciou que, em breve, serão abertas novas vagas para a formação de médicos em todo o Brasil. "Ele foi aplaudido de pé, pois muitos prefeitos contaram que não conseguem nem criar grupos de saúde da família por falta de profissionais", destacou o vereador. "Novo Hamburgo poderia ser a pioneira no Vale do Sinos."

O reitor disse que não sabia dessa novidade. Segundo ele, a Feevale já havia debatido a abertura do curso de Medicina nos anos 1990. Na época, porém, o projeto foi arquivado. Ele afirmou que irá levar a informação às próximas reuniões do Conselho Universitário. "Sempre haverá um bom público. Vamos discutir esse tema", garantiu. A criação de um hospital regional foi apontada por ele como uma forma de suprir carências da região e garantir a formação adequada aos alunos. 

Ensino Fundamental
Outro tema abordado no encontro foi a possibilidade de não haver mais repetência nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os vereadores queriam ouvir a opinião dos educadores. Cunha e Cristina defenderam a ideia, explicando que as crianças têm ritmos diferentes para aprender. "Não se abre mão dos objetivos, mas se evita o estigma de fracassado", explicou a professora. O reitor destacou a importância da participação da família no processo de aprendizagem. Eles foram convidados por Volnei e Carlinhos a participar de debates na Câmara sobre o tema. "Ainda há muitas dúvidas a respeito", salientou o vereador peemedebista.