10/06/2010 - Câmara se integra a programa de gestão pública

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h54
- Adesão tem custo zero

A Câmara Municipal está em fase de adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, organizado pelo Ministério do Planejamento. Não há custos para o Poder Legislativo. A adesão inclui a participação dos funcionários em cursos, cuja proposta é avaliar a gestão pública e aperfeiçoá-la através de mecanismos de autoavaliação e ações de melhoria. O objetivo é alcançar a excelência na gestão pública. 15 funcionários da Câmara, de diversos setores, estão participando de um Curso de Autoavaliação ministrado nas dependências da Casa. A meta é capacitar os servidores para atuarem como facilitadores internos durante o processo de avaliação e melhoria contínua da gestão. O curso teve início na quarta-feira, 9 e será concluído nesta sexta, 11, aulas pela manhã e tarde.

Os ministrantes Danilo da Costa Duarte e Luiz Gustavo da Silva são servidores da SEMAE – Serviço Municipal de Águas e Esgoto de São Leopoldo-RS, onde o programa é aplicado desde 2001.

A primeira comissão de simplificação burocrática data de 1956. O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA foi criado em 2005, passando por um realinhamento em 2008. Até 2015, o Ministério do Planejamento pretende fazer com que o cidadão brasileiro exija do serviço público a prática da excelência.

(10/06/2010)