10/03/2011 - Usuários dos CAPs pedem passagens gratuitas

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h54
Há seis meses pacientes estão sem receber benefício

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Centro, Priscila D"Ávila, e Jorge Vitório Silveira, que trabalha na secretaria da Saúde, foram convidados pela Comissão de Saúde da Câmara a participar da sessão desta quinta-feira, 10. O objetivo seria falar sobre a falta de passagens gratuitas para os pacientes desses centros de saúde mental. Contudo, de acordo com ofício enviado pela Prefeitura, nenhum dos dois estava disponível hoje. Como havia um grupo de usuários no plenário, Gerson Peteffi (PSDB) pediu para que um representante deles discorresse sobre o problema na tribuna.

Sandra Maria Hoff falou sobre a importância das passagens gratuitas. Ela contou que muitas pessoas, moradoras de bairros mais afastados, vão até o local de tratamento a pé. "Ninguém quer parar de fazer o tratamento, todos querem ficar bem, mas às vezes é inviável. Sem a atenção adequada, a saúde torna-se ainda mais debilitada, e o usuário precisa de mais ajuda do que antes. Assim, a família adoece junto." Segundo ela, há seis meses as passagens não são oferecidas. "Gostaríamos que fosse feita uma lei autorizando a passagem gratuita para todos os CAPs de Novo Hamburgo."

O presidente da Comissão de Saúde, Raul Cassel (PMDB), apontou que não há CAPs em todos os bairros, e que a falta de passagens gratuitas é realmente um problema. Secretário desse grupo de trabalho, Peteffi concordou e quis saber quantas pessoas são atendidas nos centros. "Cerca de 400", respondeu Sandra. "Essas pessoas estão em situação de vulnerabilidade, precisam de apoio", frisou Jesus Maciel (PTB).

O líder do governo na Câmara, Gilberto Koch (PT), entrou em contato durante a sessão com Florizeu Campos, diretor da secretaria de Saúde. "A Fundação de Saúde será a responsável pelo repasse das passagens. Esse problema está sendo resolvido", afirmou.

10/03/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh