10/02/2011 - Vereadores buscam no TCU ajustes na obra do trem
A partir de julho, os hamburguenses poderão começar a utilizar a linha 1 do trem. O prazo de entrega da estação Liberdade foi garantido em reunião realizada em Brasília, nesta quinta, dia 10, da qual participaram os integrantes da Comissão Especial Pró-Trensurb, Gilberto Koch (PT), presidente, e Ricardo Ritter – Ica (PDT), que compõe também a Comissão de Obras, o deputado federal Ronaldo Zülke (PT), Marco Arildo Prates da Cunha, diretor-presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, Tarcísio Zimmermann, prefeito de Novo Hamburgo, e Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União. Acompanharam também o encontro no TCU dois engenheiros integrantes do corpo técnico da Trensurb.
Conforme Betinho, entre os assuntos debatidos com Carreiro – ministro responsável pela liberação das obras na época em que o processo licitatório foi questionado – estão o alargamento e aumento da profundidade do Arroio Luiz Rau na Avenida Nações Unidas, a inclusão da estação Industrial e o aprimoramento da infraestrutura das estações Fenac e Novo Hamburgo.
Os vereadores hamburguenses apontaram a importância de os ajustes serem realizados quando a obra ainda está em andamento. "É preciso mexer agora para resolver essas questões", disse Betinho, revelando que o ministro concordou que é relevante fazer as alterações antes da conclusão dos trabalhos. Deixar para depois, de acordo com o parlamentar petista, poderia inclusive inviabilizar as mudanças, já que só seria possível a realização dos trabalhos da 1h às 4h, horário em que o trem não está operando, além de tornar o custo mais alto.
Ica e Betinho informaram que será retirado o chanfrado da vala por onde corre o arroio. A intenção é propiciar mais vazão de água. Desta forma, serão evitados problemas de alagamentos que ocorrem na região da rodoviária nova. Outra questão esclarecida pelos vereadores é que esse alargamento será feito em três quilômetros da Avenida Nações Unidas. Eles reiteraram a necessidade de modernização do projeto de acesso às estações Fenac e Novo Hamburgo, tornando mais segurança a travessia dos pedestres.
Papel da Comissão Pró-Trensurb
No dia 26 de fevereiro, a comissão especial criada para defender a extensão da linha do trem até Novo Hamburgo completa sete anos. Além dos vereadores Betinho e Ica, integram o grupo Gerson Peteffi (PSDB), Ito Luciano (PMDB), Jesus Maciel (PTB) e Volnei Campagnoni (PCdoB).
Nova Estação
Em novembro de 2010, os ajustes na infraestrutura da obra foram discutidos em encontro realizado na sede da Trensurb, em Porto Alegre. Reuniram-se na ocasião os vereadores Gilberto Koch (PT), Ricardo Ritter – Ica – (PDT) e o diretor-presidente da empresa, Marco Arildo.
Na época, foram debatidas a construção de mais uma estação, no bairro Industrial, a troca do nome da estação Liberdade por Santo Afonso e a proposta de conjugar ao nome da possível Estação Santo Afonso o nome do Esporte Clube Novo Hamburgo.
Audiência Pública
No dia 23 de março, às 19h, o Legislativo de Novo Hamburgo será palco de um debate com a comunidade sobre as alterações na infraestrutura do Município, devido às obras do trensurb, e a derrubada de árvores que ficam às margens do arroio. A audiência pública é uma sugestão do presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP).