Idade da frota é maior do que a estipulada na concessão
A Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga possíveis irregularidades no transporte coletivo de Novo Hamburgo, ouviu nesta segunda-feira, 30, o gerente administrativo da Viação Hamburguesa, Paulo Ricardo Schmidt; o gerente operacional Paulo Ricardo Rangel Ferraz e o largador Milton da Silva.<br />Cálculo tarifário e fretamento foram os assuntos principais dos depoimentos, que foram prestados em conjunto. Entre as mais importantes revelações, na avaliação do presidente da CPI, Ralfe Cardoso, está a idade da frota das empresas Hamburguesa e Courocap. "Eles disseram que ela varia em oito anos, quando o contrato de concessão exige que sejam seis anos. E a idade da frota também é um dos componentes para a tarifa que incide sobre o preço e qualidade do serviço", disse Ralfe. <br />CÁLCULO TARIFÁRIO<br />As questões envolvendo o cálculo tarifário deixaram ainda algumas dúvidas, segundo o presidente da CPI. Conforme Ralfe, "há uma contradição em relação aos documentos, o que torna o preço da tarifa difícil de ser apurado por conta de informações desencontradas. A série de coeficientes utilizados para o cálculo na empresa não foi apresentada. No depoimento, eles dizem que são fixos, mas segundo estudos da CPI estes coeficientes são variáveis, oscilando a partir de um índice mínimo até um máximo". <br />FRETAMENTO<br />Para Ralfe Cardoso, também ficou nítida a manutenção do fretamento pelas empresas. "O fretamento segue porque um ônibus identificado na placa de destino como - especial - caracteriza fretamento". <br />Ele destacou também que a multa que a prefeitura impôs à empresa Hamburguesa não ocorreu para a empresa Courocap, conforme o depoimento. "Não entendo o porquê de uma multa só, se as duas empresas faziam fretamento".<br /> <br /> <br />