09/11/2010 - João Viega da Rocha será nome de rua

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h54
Projeto de Carmen Ries foi aprovado em segundo turno

Vereador das VII, VIII e IX legislaturas e presidente da Câmara em 1976, João Viega da Rocha será homenageado no bairro onde passou a maior parte de sua vida, o São José. O Projeto de Lei 103/2010, de Carmen Ries (PT), foi aprovado em segundo turno, por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 9. A proposta de Carmen é que a primeira via paralela ao norte da rua Antonina, que se inicia na rua Marquês de Souza e segue em direção leste, seja denominada "Alameda João Viega da Rocha".

História
João Viega da Rocha nasceu em 27 de agosto de 1923, em Taquara, filho de Franklin e Júlia Viega da Rocha. Chegou em Novo Hamburgo, fixando residência na Rua Marquês de Souza, número 150, no bairro São José, em 1947. Nunca mais mudou de endereço. Casou-se com Gerda e teve quatro filhos: Gládis, professora; Raul, proprietário das Lojas Radan; Daltro, atual presidente do CDL de Campo Bom; e Maria Júlia, representante comercial. Também teve netos e bisneto. Morreu aos 81 anos, em abril de 2005.

No mesmo bairro em que formou seu lar, Rocha abriu um armazém de secos e molhados, que anos mais tarde se tornaria a rede de lojas Julinha Magazine, com filiais em Canudos e nas cidades de Campo Bom e Sapiranga. Em 1973, ingressou na vida política, sendo eleito vereador pelo antigo PDS.

Familiares e alunos
Um grupo de cerca de 20 alunos da escola Borges de Medeiros, no bairro Rondônia, acompanharam da sessão desta terça-feira, 9. Eles foram a convite da professora Gládis, filha de João Viega da Rocha. Luana Oliveira, 14 anos, aluna da 8 série, explicou que foi conhecer o funcionamento a Câmara e, principalmente, prestigiar a professora. Também estavam presentes os filhos Maria Júlia e Daltro e os netos Maria Cristina e Raul.

Gládis agradeceu aos vereadores e aos alunos, "que me deram a alegria de compartilhar comigo esse momento". Ela contou que pediu a Carmen, que também é diretora da escola onde atua, um nome para a sua rua. "Carmen olhou para mim e disse: o nome do teu pai."

A professora afirmou gostar muito de política, e acompanhou muito o trabalho de seu pai quando a Câmara funcionava em outro espaço. "Vi meu pai lutar por uma casa digna para o Legislativo, o que conseguiu."

Emoção
Gerson Peteffi (PSDB) salientou ter ficado bastante emocionado com a presença dos jovens e de Gládis, e também com a iniciativa de Carmen. Ele apontou que já ouviu muitos elogios sobre a atuação de João Viega da Rocha.

O presidente da Casa, Jesus Maciel, salientou que conviveu com João Viega da Rocha, e que tem boas lembranças do ex-vereador. "Ele foi um ser humano que fez a diferença. Tratava os outros com igualdade e muito respeito. É um exemplo para nossas vidas."

Leonardo Hoff (PP) também elogiou Carmen pelo projeto.

Carmen salientou que João Viega da Rocha foi figura marcante no desenvolvimento da cidade. A vereadora lembrou um pouco de sua história e de seu trabalho na Casa durante as três legislaturas. "Ele acreditava no potencial de Novo Hamburgo", disse. "Ele foi uma figura sábia."

09/11/2010