08/12/2010 - Mortandade de peixes: Betinho busca apoio do MP
Os vereadores dos 32 municípios que formam a Bacia do Sinos, integrantes do Comitê Pró-Sinos, redigiram e encaminharam um documento ao Ministério Público pedindo não só a fiscalização das prefeituras, pelo esgoto despejado no Rio dos Sinos e em seus afluentes, mas também dos arrozeiros que usam produtos químicos na lavoura e contaminam os arroios e os rios. Na opinião de Gilberto Koch (PT), a falta de oxigênio na água é resultado da contaminação oriunda das lavouras de arroz de municípios como Nova Santa Rita, Rolante, Santo Antonio da Patrulha e Sapiranga. "E é preciso fiscalizar também empresas da região que se utilizam de produtos químicos", frisou. O grupo se reuniu na manhã desta quarta, 8, na Câmara de Esteio.
O vereador aponta que o Pró-Sinos acompanhou as tragédias da mortandade de peixes em 2006 e em 2010, e constatou que ocorreram no mesmo período do ano. "O MP alega que a contaminação pode ter origem dos esgotos sanitários sem tratamento. Só que esse esgoto sempre foi jogado no Rio dos Sinos, e a mortandade de peixes ocorre pela segunda vez entre outubro e novembro", observa.
Betinho destaca que algumas prefeituras estão se mobilizando para resolver o problema do esgoto sanitário, como as de Novo Hamburgo e São Leopoldo.