08/07/2010 - Desafio Jovem completa três anos de atividades

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h54
Entidade ajuda na recuperação de dependentes químicos

Por requerimento de Carmen Ries (PT), o Desafio Resgate Jovem foi homenageado na tarde desta quinta-feira, 8. No próximo dia 10, a instituição, que atua na recuperação de dependentes químicos, completa três anos de atividades. "A homenagem também tem como objetivo divulgar esse trabalho", disse a vereadora.

O Desafio Resgate Jovem possui uma padaria, que é sua maior fonte de renda e precisa de doações da comunidade. Fica no bairro São José e tem capacidade para 50 internos. Atualmente, moram no local 48 pessoas. Carmen já foi até lá para conhecer o trabalho e emocionou-se com o empenho de todos. "Dentro do possível, tentaremos ajudar", afirmou.

Apresentações
O Companhia Teatro Cristão Resgate Jovem, formado por internos e ex-internos, apresentou uma peça teatral, chamada Salvos do Inferno, retratando a experiência dura pela qual passam os usuários de drogas. A cantora hamburguense Márcia Silveira Telles participou da homenagem, a convite de Carmen, interpretando músicas religiosas.

Campanha de incentivo
Carmen salientou que o café-bar, funcionários, servidores, assessores, coordenadores, direção e vereadores da Casa uniram-se para doar à padaria 67 quilos de farinha de trigo. "Parabéns à iniciativa e ao apoio de todos que, conscientes, reconhecem o quanto o Desafio Resgate Jovem é importante para a nossa cidade."

Também foi entregue aos representantes da instituição - o presidente, Jaques Timm; o presidente da mantenedora, Sociedade Beneficente Mães Pobres de Novo Hamburgo, pastor Aleino Rodrigues da Costa; e Rosemeri da Costa - uma placa comemorativa.

Sofrimento das famílias
A vereadora suplente Rosane de Oliveira (PSDB), que trabalha na Delegacia da Mulher, salientou que é muito expressivo o número de pessoas que vão ao local relatar que não aguentam mais seus familiares, dependentes químicos. "Alguns chegam a arrancar o vaso sanitário para trocar por drogas. Vemos, assim, que essa situação é calamitosa. O crack vicia na primeira vez. Às vezes, quem experimenta já tem uma família formada, estrutura e patrimônio, e tudo é jogado fora."

Emoção
O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), disse que a emoção transmitida pelos atores chamou a sua atenção. "Nós, vereadores, também nos emocionamos muito. Que isso sirva como alerta sobre o perigo das drogas." Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) contou que, nesta semana, pais o procuraram pedindo ajuda por não saber mais o que fazer com os filhos.

História
O pastor Aleino Rodrigues da Costa contou que ele e sua esposa, Rosemeri, tinham o desejo de fazer algo mais pela sociedade. Assim nasceu a instituição. "Até hoje enfrentamos dificuldades, mas os primeiros passos foram os mais difíceis. Recebemos o imóvel, mas ainda tínhamos que mobiliar e manter. E a cada dia recebíamos mais gente." Ele disse acreditar, porém, que com a ajuda de todos, é possível seguir adiante.

08/07/2010