07/10/2010 - Reconhecida utilidade pública da UJR

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h54
Entidade leva o esporte a crianças e adolescentes

A União Jovem do Rincão (UJR) teve sua utilidade pública reconhecida. O Projeto de Lei nº 68/2010, de autoria de Ricardo Ritter – Ica (PDT), foi aprovado em segundo turno, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, 7. Pequenos atletas lotaram o plenário para acompanhar a votação.

O reconhecimento da utilidade pública não altera a personalidade jurídica da entidade, mas permitirá que ela receba verbas públicas, entre outros benefícios. Ica frisou que o fustal é praticado por centenas de crianças, e é um instrumento de cidadania. "O trabalho realizado estimula o diálogo, a superação de limites e o respeito às diferenças."

Atividades
A UJR, entidade sem fins lucrativos, está localizada na rua Rússia, nº 77, e tem como foco o futsal social. As atividades ocorrem de março a dezembro, com dois encontros semanais em cada um dos cinco núcleos do projeto – Canudos, Redentora, Santo Afonso, Boa Saúde, e Roselândia. Participam alunos nascidos entre os anos 1994 e 2001. Em cada núcleo há cinco turmas, duas no turno da manhã (8h30min e 9h45min) e três no turno da tarde (13h30min, 14h45min e 16h). Cada encontro tem a duração de 1 hora e 15 minutos. Os jovens atletas também participam de outros eventos, como o Dia do Ensino Responsável, realizado no Centro Universitário Feevale, e o desfile de 7 de Setembro.

Transformação social
O professor e coordenador Zeca Brochier disse que a utilidade pública já se justifica, e se justificará ainda mais nos próximos anos. São cerca de 500 crianças e adolescentes que participam dos treinos, sem pagar nada. "Para nós, o futsal não é um jogo em que alguns ganham e outros perdem. É um meio de transformação social. Nosso objetivo é formar cidadãos do futuro. Se aparecer algum atleta, melhor ainda."

Campeonatos
Raul Cassel (PMDB) lembrou que essa é uma forma de combater o crack. Matias Martins (PT) elogiou o trabalho da UJR. "Quero abrir um parênteses e dizer que eu sinto falta dos campeonatos de futsal na cidade. Se não for possível retomá-los poderíamos ao menos fazer um com essa garotada. Para isso, temos uma diretoria de esportes", salientou.

Volnei Campagnoni (PCdoB) também parabenizou a entidade. Ele lembrou que NH também receberá recursos parao Projeto Segundo Tempo, que envolve crianças em atividades esportivas no turno inverno ao da escola. Gerson Peteffi (PSDB) destacou que diversos cidadãos estão se dedicando ao crescimento do bairro. "Também sinto falta do campeonato, de mais investimento nessa área, e admiro quem ainda pratica esportes na cidade."

Ito Luciano (PMDB) felicitou Ica pela iniciativa. "A UJR é um marco em nossa cidade. Que nosso prefeito possa investir mais no futebol de salão." Sergio Hanich, da mesma bancada, parabenizou os meninos e seus pais. "Eles têm garra para treinar, mas o incentivo dos pais é de grande importância." Ele lembrou que busca acrescentar no orçamento uma verba para o esporte.

O líder do governo, Gilberto Koch (PT), cumprimentou toda a equipe da UJR, e destacou a importância do apoio do poder público para esse tipo de ação. "Temos que enfrentar o crack maldito criando craques de futebol." O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), concordou com os outros legisladores. "O esporte é uma forma de prevenção."


07/10/2010